Conecte-se conosco

Panela de Pressão

Ivoti: Lá, aqui, Martin e visita

10/02/2021 - 22h00min

pórtico ivoti
Raul Petry – [email protected]

Ontem o Diário recebeu a visita de dois jovens vereadores da cidade vizinha de Estância Velha. João Gabriel Dilkin é o presidente da Câmara Municipal e tem apenas 20 anos. O outro foi Yuri Campos, que tem 21 anos. Tem outros dois com 22 e 23 anos respectivamente. Não existe nada parecido por este Brasil afora. E em outra. Na Câmara de Estância Velha a população fez literalmente uma faxina. Varreu para fora todos os 9 vereadores da legislatura anterior e colocou lá 9 outros que nunca tinham assumido um mandato. E quatro deles com idade que se sabe. O próprio prefeito Diego Francisco tem apenas 30 anos. O que houve em Estância Velha? Porque a população fez isso? Boa pergunta cuja resposta é complexa. Foi apenas um desígnio natural, uma conjunção dos astros que levou a este desiderato ou transcendeu a qualquer lógica natural das coisas. Nunca vamos ter uma resposta concreta sobre este fenômeno, literalmente um verdadeiro fenômeno.

AQUI

Aqui em Ivoti a Câmara não se renova há muito tempo. No mínimo 50% ficam. Tem a presidente da Câmara, Marli Heinle Gehm, que tem mais anos de mandato do que a idade dos dois vereadores mais jovens de Estância Velha que visitaram Martin ontem. Lá os nove saíram e foram eleitos 9 novos vereadores. Não se sabe se vai ficar melhor ou pior do que antes. O que se sabe é que as esperanças se renovaram. Só para termos uma ideia. Marli ainda é do tempo da farra das diárias, quando vereadores iam para Maceió passear sob o pretexto de fazer curso de aperfeiçoamento das atividades políticas. Como se ela não soubesse o que o povo precisa que ela faça por eles. Como se ela tivesse que viajar para aprender lá o que se deve fazer em Ivoti. Pode parar! Ainda bem que ela foi a última que fez isso e depois de 30 anos nunca mais um vereador ousou tamanha safadeza.

MARTIN

Martin é da linha dos de Estância Velha. Ele tem a carinha de guri, mas já está com 39 anos. Não parece mesmo. De qualquer maneira é um jovem na política. Quando foi escolhido por Maria para sucedê-la naquela eleição suplementar, havia 5 pretendentes ao mandato e que sabiam que Maria elegeria na oportunidade até um poste. O escolhido não foi nenhum dos cinco, e sim, Martin, um novato na política. Maria fez tudo certo, o problema dela sempre vem depois, quando não consegue manter uma boa relação e logo parte para a vingança sob qualquer prestexto. Deu no que deu.

VISITA

Os dois jovens vereadores de Estância Velha visitaram Martin na tarde de terça-feira. Eles são despojados e em meia hora de conversa com eles aqui no Diário deu para ver que são de outra linhagem. São da escola de Marcel Van Hattem, outro jovem que arrasou nas urnas. O problema de Marcel é que começou a fazer mais o mesmo. Ficou apenas o discurso, que é renovador, revolucionário, correto sob todos os aspectos. No entanto, só o discurso não resolve o problema de ninguém. O valor das CNH são caso de polícia, os preços dos serviços nos tabelionatos e cartórios, idem, tudo que cerca um veículo desde certificados, taxas de transferência, segundas vias, tudo é outro caso de polícia. IPVA não existe no mundo, só aqui. E Marcel não faz nada. O povo de Estância e de Ivoti esperam que seus jovens políticos não fiquem só no discurso e partam logo para a prática efetiva.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.