Panela de Pressão
Ivoti: mato, whats, bom e ruim, S.C. Ivoti e picaretagem
Raul Petry – colunistas@odiario.net
MATO
Outro dia abordei aqui que Ivoti estava transformada num inço só, por diversos motivos. Um deles é a época, pois quando isto acontece é sempre nesta época de férias de pessoal e o inço cresce mais rápido por causa do calor e chuva. Aqui em Ivoti o próprio prefeito esclareceu outro dia que foi feita licitação para contratação de empresa terceirizada para roçar as ruas e a que ganhou fez o preço de R$ 0,10 por metro. É claro que não faria o serviço por este preço. Um morador lembrou que a responsabilidade de cortar o capim poderia ser dos próprios moradores. Bem lembrado.
WHATS
Ontem de tarde foi anunciada a possibilidade de agendar consultas na área da saúde de Ivoti através do WhatsApp. É uma novidade que está sendo introduzida no funcionamento da saúde. Até 31 de março as consultas podem ser feitas ainda de forma tradicional. A partir de 1º de abril só por WhatsApp. A administração municipal é inovadora em muitas áreas, principalmente na saúde. Trata-se de uma área que o prefeito conhece bem, pois já foi secretário e é formado em enfermagem. Aí as coisas ficam facilitadas.
OBRA
A maior obra deste novo mandato da atual administração municipal será o Posto de Saúde Central, que não sei qual será o nome que a obra terá. Só sei que será uma obra e tanto, que custará 2 milhões e se situará atrás da Câmara de Vereadores. Ali num prédio de dois andares serão juntados vários serviços num único, reduzindo o valor do aluguel que a Prefeitura paga. O prefeito pensa inclusive em fazer uma passarela sobre a Av.Presidente Lucena, para interligar o novo centro de saúde diretamente com o Hospital São José.
BOM E RUIM
O prefeito Martin está fazendo uma bela gestão e temos vários exemplos para exemplificar isso. O novo centro de saúde é um exemplo disso. Mas todo este dinheiro não precisa sair dos cofres do município. Boa parte do valor pode ser buscado com parlamentares ou senadores, que tem 15 milhões para repassar a municípios, dos quais 580 mil por ano por parlamentar para a área da saúde. Como ninguém é perfeito, o prefeito é bom na gestão do município, mas é ruim para ir atrás de verbas em Brasília.
PICARETAGEM
Este dinheiro que os deputados distribuem para os municípios de sua livre escolha não passa de uma picaretagem. Ele serve para se auto-beneficiarem, pois se trata de uma máquina de votos. Até hoje conhecemos um único parlamentar que se negou a distribuir dinheiro em troca de votos. Ele foi o senador Pedro Simon.
S.C.IVOTI
O novo presidente do S.C.Ivoti é Luis Schneider. Na semana passada houve reunião do Conselho Deliberativo para tratar de assuntos relativos ao clube e ele foi escolhido para ser o novo presidente. Por falar em S.C.Ivoti, é uma pena que o futebol praticamente desapareceu. Assim como os salões de baile tradicionais, que praticamente desapareceram, o mesmo aconteceu com os clubes de futebol. Pergunta-se: onde vai esta gente toda que frequentava os bailões? Os costumes mudaram tanto de uns anos para cá?