Panela de Pressão
Ivoti: misturar, depressão, balanço, diferença, internet, resolvido
Raul Petry colunistas@odiario.net
MISTURAR
As pessoas não podem misturar o crime passional que aconteceu na sexta-feira em Ivoti e que chamou a atenção de todo o Estado com o crescimento econômico. Teve gente que logo disse que era contra o desenvolvimento do município com o aumento da criminalidade. Uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa. Uma não tem nada a ver com a outra. Crescimento econômico é preciso para as pessoas como um todo melhorar de vida. Quanto mais se produz melhor é o bem estar da população.
DEPRESSÃO
Crimes como este de sexta-feira em que uma pessoa que sofria de depressão, acontecem em todos os lugares. Claro, quanto maior a população maior será o número de pessoas que sofrem de depressão como este senhor que matou a mulher com 33 facadas. Ele era um trabalhador comum e que foi aconselhado inclusive na empresa dele a procurar ajuda médica. Pessoas que estão doentes mentalmente tem em todos os lugares, independente da população da cidade.
BALANÇO
Terminada mais uma Feira do Mel, Rosca e Nata, é hora de fazer um balanço. Na verdade, não precisa nem ser feito, porque o balanço todos já sabem de antemão. O que precisar ser feito é de inteira competência das autoridades municipais. Elas precisam olhar onde estão os gargalos do Núcleo e tratar de dotar com cada vez mais investimentos a solução. Quando se fala em investir um determinado valor no Núcleo por ano, isto não é nada mais nada menos do que planejamento. Tem que haver um planejamento com aquele precioso espaço para sabermos para onde vamos ir. E ali tem muita coisa para ser feita.
DIFERENÇA
Você pode fazer grandes investimentos no Núcleo e levar 10 anos para fazê-lo. Aí é chover no molhado. O que as autoridades públicas precisam se dar conta é de que a velocidade das coisas andam bem mais rápido agora do que há anos. Não podemos continuar levando 4 anos para um mínimo de planejamento e levar outros 10 para executar. Lembro-me do final da década de 90 quando começaram a olhar para o Núcleo com outros olhos depois desta coluna insistir muito nisso. Outras pessoas também comungavam da mesma ideia e então se restaurou uma única casa das cerca de 8 a 10 que tem lá. No entanto, da restauração da primeira casa até o Núcleo ganhar um mínimo de infraestrutura, levou 10 anos. É tempo demasiado para fazer o que daria para fazer em um ano.
INTERNET
Nesta administração as coisas começaram a andar com mais celeridade. Por exemplo, como podemos admitir que não tinha internet até agora no Núcleo. Ainda há algumas semanas um comerciante que vendesse por cartão de crédito, tinha que andar para lá e para cá até achar o sinal e efetivar a venda. Esta cena chamou a atenção e parecia que estávamos perdidos no tempo. Não pode faltar internet num local que vive do turismo.
RESOLVIDO
O problema está resolvido. Agora tem wi-fi no local e as pessoas podem se comunicar e fazer negócios pela internet. Me refiro a justamente isto. Este problema já deveria ter sido resolvido há mais tempo. Menos mal que foi.