Panela de Pressão

Ivoti: Natal, perde, ganha, decoração

14/12/2021 - 06h00min

Atualizada em 14/12/2021 - 10h02min

Raul Petry – colunistas@odiario.net

 

Panela de Pressão

NATAL

Estão em curso as comemorações do Natal em todos os municípios da região. Não tem um que não tenha programação, uns mais outros menos. As Prefeituras estão investindo mais no Natal. Afinal, é o maior evento da cristandade e não pode passar em branco. Lembro-me que há várias décadas atrás não existia este tipo de investimento por parte das Prefeituras. Mas de uns tempos para cá todas as Prefeituras fazem belas encenações alusivas a data. Não faz sentido não fazer isto, já que as condições hoje são muito melhores do que há uns tempos atrás. A tecnologia avançou muito e é muito mais fácil fazer uma bela programação hoje do que no passado. O Natal Luz de Gramado é a maior festa daquele município nos dias de hoje e que está inspirando outros. O Natal dos Anjos em Dois Irmãos também desponta e o investimento que se faz é muito grande. Os turistas vão lá e deixam seu dinheirinho na cidade, fomentando os negócios. Cada centavo investido pelo município retorna em maior circulação de dinheiro na cidade. O Natal é a maior data em faturamento do comércio. Agora também passa a ser a maior em comemorações, o que também atrai as pessoas e o resultado é proporcional aos investimentos.

PERDE/GANHA

Se por um lado a gente ganha em festividades alusivas ao Natal, por outro lado perdemos. Não há mais o mesmo sentimento por parte das pessoas para decorar a casa, o jardim ou simplesmente colocar um pinheirinho de Natal. Antigamente o pinheirinho de Natal é uma obrigação e poucas casas não tinham o seu. Qual a razão disso? Os motivos podem ser muitos e certamente é o somatório deles que leva as pessoas a não se voltar tanto para demonstrar que o Natal naquele lar está presente. Os pinheirinhos são coisa do passado para a maioria das pessoas. As jovens famílias não pensam mais em colocar um pinheirinho de Natal, mesmo porque os filhos são poucos. Uma coisa era uma casa antigamente com 5 a 10 filhos. Outra coisa são os lares de hoje onde você encontra poucos filhos ou muitas vezes nenhum. Então, porque colocar um pinheirinho de Natal se não tem crianças na casa, ou talvez uma ou duas no máximo?

DECORAÇÃO

Hoje em dia praticamente a decoração de Natal das famílias foi substituída pela decoração da cidade por parte dos órgãos públicos. Havia a promoção da melhor vitrine ou da melhor casa decorada. Atualmente não se vê mais isso pelos municípios nem aqui em Ivoti. O comércio caprichava para ter a melhor decoração e ganhar o primeiro lugar. Os jardins das casas eram decoradas para serem as escolhidas por ter a melhor decoração das residências. Este aspecto da coisa meio que acabou, pelo menos por ora. Havia também a promoção em que as crianças mais carentes solicitavam para algum doador voluntário o que mais desejaria ganhar de presente de Natal. As pessoas escolhiam o pedido e presenteavam a criança com o presente dos seus sonhos. Neste aspecto as coisas meio que esfriaram, não sei se por causa da Covid ou outro motivo qualquer. Estamos indo para o segundo Natal nos tempos da Covid. Tomara que no ano que vem seja coisa do passado.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário