Panela de Pressão

Ivoti: normalizou, foto, emprego, 26%, dormitório

13/09/2021 - 06h00min

Raul Petry – colunistas@odiario.net

 

NORMALIZOU

Meu Deus do ceú, quanta chuva faltou nos meses de junho, julho e agosto. Praticamente não choveu. Normalizou na última semana de agosto. Com a chuva da semana passada e mais a que vem na semana que vem, e que promete não ser pouca, as coisas voltam ao normal. A gente vê se a terra tem água suficiente quando dá uma chuvarada e os arroios e rios pequenos ficam barrentos, mas logo suas águas ficam cristalinas de novo. Até a pouco tempo atrás, não tínhamos previsões confiáveis. No entanto, de uns tempos para cá, os caras acertam até para daqui a uma semana e dificilmente erram. Tudo evolui muito rapidamente e as previsões do tempo também.

FOTO

Existe uma foto aérea de Ivoti na Prefeitura. Ela é de 2014 e não capta a cidade toda. Hoje em dia é fácil fazer fotos que captam toda a cidade. Não adianta você contemplar uma imagem de uma cidade e só vê a metade dela. Gostaria de ver uma foto de Ivoti de 2021 e que abarcasse a cidade toda, ou o máximo que puder. Até para comparar com a de 2014 ou até antes e ter uma ideia de como Ivoti cresce. Mesmo porque é a cidade de abrangência do Diário cuja população mais cresce percentualmente.

EMPREGO

O problema é justamente esse. A população de Ivoti cresce mais do que a sua produção, o seu PIB. Aí vem a pergunta: o que veio primeiro, o ovo ou a galinha. Porque as pessoas vêm morar aqui se a economia de Ivoti não cresce, ou cresce pouco. O fenômeno que se verificava nas décadas de 70, 80, 90 agora se inverteu. Naquela época as pessoas vinham porque aqui conseguiam emprego. Agora elas vem por outro motivo.

26%

Levantamento do IBGE dá como o crescimento da população de Ivoti de 2010 para cá como 26%, passando de 19 para 25 mil habitantes. Trata-se de um crescimento expressivo, numa época em que a maioria dos municípios do Brasil diminuem de tamanho. Um casal tinha muito mais filhos no passado do que hoje, e vai diminuindo cada vez mais. E mesmo com a diminuição demográfica, a população de Ivoti aumentou em 26% em 10 anos. É muita coisa e não se sabe ao certo uma explicação para isso. A única que se sabe é que Ivoti se transformou numa cidade-dormitório.

DORMITÓRIO

<10>As pessoas vêm morar aqui porque encontram a qualidade de vida que não existe nos grandes centros. Um sujeito de Porto Alegre que foi morar em Novo Hamburgo já pensa em vir morar aqui. Já botou até um negócio em Ivoti. As pessoas estão se dando conta de que mais vale o bem-estar do que outros confortos que os grandes centros tem e as pequenas cidades não. E bem-estar inclui inclusive a criminalidade. Esta pessoa que saiu de Porto Alegre e foi morar em Novo Hamburgo já esteve em duas oportunidades com uma arma apontada para a cabeça dela. Ele não quer passar por isso de novo e se refugia nas cidades menores, onde este risco é muitíssimo menor. E assim a população vai aumentando pela proximidade de Ivoti com a região metropolitana. Quem não quer se desligar completamente da vida anterior vai para um lugar mais perto e com ar de interior como Ivoti.

Sair da versão mobile