Panela de Pressão

Ivoti: novo, Leben, 15, explicação

15/07/2021 - 06h00min

Atualizada em 15/07/2021 - 08h10min

Raul Petry – colunistas@odiario.net

 

NOVO

Não foi pequeno o investimento no novo supermercado do Unisuper de Ivoti. Esta é a segunda unidade da rede na cidade. A outra é o tradicional Supermercado Kern, que virou Unisuper depois de se associar à rede que tem perto de 30 unidades no Estado. O novo supermercado será inaugurado na manhã do dia 22 de julho e fica no outro lado da Sicredi, na Av. Presidente Lucena. Trata-se de uma obra e tanto. As pessoas vão se surpreender quando forem lá comprar e conhecer. Tudo que há de moderno em termos de supermercado tem lá na área de mais de 1.000 m2. O novo supermercado terá perto de 80 funcionários. Só caixas serão 14 ao todo, 4 de autoatendimento.

LEBEN

Outro empreendimento que será inaugurado possivelmente ainda neste mês se trata da Leben Haus, uma casa de gastronomia e entretenimento que surpreenderá muita gente. Fica quase na junção da estrada que vai para 48 Alta, nas proximidades de Nova Vila. A nova casa está sendo construída há dois anos e está em fase de conclusão. O projeto é da renovada arquiteta Márcia Fritzen, que realmente caprichou. O espaço, na verdade vários espaços está próximo da inauguração e se junta aos maiores empreendimentos que orgulham a cidade. Ivoti estava muito que parada no tempo e no espaço em termos de vida noturna. De uma hora para outra ganhou vários espaços como o Deck 93 e o pub da Adoma no Núcleo de Casas de Enxaimel, a Toro e tantos outros. É uma verdadeira explosão de locais que podem ser frequentados pelo público, que não precisa mais ir a Novo Hamburgo para se divertir ou simplesmente curtir momentos de lazer.

15

Outra coisa que está chamando a atenção e á explosão imobiliária na cidade. Ivoti tem neste momento 15 prédios em construção e outros 15 prontos para serem lançados, afora um número crescente de loteamentos. É bem verdade que a população de Ivoti é uma das que mais cresce no Estado. Em 10 anos cresceu 30%. O que não acompanhou foi o crescimento do PIB, pois grande parte das pessoas que aqui residem não mais trabalham e são aposentados. Outros tantos que trabalham são trabalhadores em cidades vizinhas. Moram aqui e produzem riqueza fora de Ivoti. Tem gente que vai trabalhar em Joaneta no interior de Picada Café. O paradoxo e a falta de mão de obra em muitos setores. Se você precisar gente para trabalhar terá dificuldade de encontrá-los. Não dá para entender como isto é possível. Os salários estão crescendo porque tem mais demanda por mão de obra do que disponibilidade de trabalhadores dispostos a trabalhar. É a lei da oferta e da procura, simples assim. Não tem outra maneira do que crescer o fator trabalho.

EXPLICAÇÃO

A explicação é simples. Acabou a ciranda financeira. Os economistas sabiam que no dia em que os bancos diminuíssem a remuneração das aplicações, grande parte do dinheiro aplicado em operações financeiras fluiria para investimentos produtivos. Isto gera mais trabalhadores e aumenta o fator trabalho. Em todos os países é assim e depois de décadas do paraíso das aplicações financeiros, chegou a vez do investimento produtivo.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário