Panela de Pressão
Ivoti: núcleo, rapidez, sugestão, enchentes, Ivoti100, porque?
Raul Petry – colunistas@odiario.net
NÚCLEO
Vale repetir. Porque não se abre para venda todos os domingos de todos os negócios que puderem funcionar no Núcleo para aproveitar o público que lá comparece. Se já vem bastante gente com poucas atrações, imagina quando tiverem atrações. O que acontece lá, porque a Prefeitura reluta em formatar um novo tipo de negócio ali. Afinal, as coisas mudam, se renovam de tempos em tempos e o Núcleo não pode ficar parado no tempo. Teremos em pouco tempo a cervejaria lá, que vai trazer um novo impulso para o local.
RAPIDEZ
O que precisamos imprimir é mais agilidade nas coisas da Prefeitura. Sabe-se que normalmente tudo funciona ali com bastante vagar. Só porque particulares pegaram o IVOTI100 que, em um ano a proposta estivesse na prancheta. Nas mãos do serviço público, levaria um mandato inteiro e o próximo prefeito era capaz de abortar o projeto dependendo de que matiz ele viesse. Esta é a pura verdade e tem que ser dita, mesmo porque todo mundo sabe que é assim. Ninguém se importa, mesmo que o dinheiro dos impostos estivesse em jogo. No caso do Ivoti100 nem isso acontece. O projeto de 200 mil é bancado por particulares e investidores institucionais como a Sicredi.
SUGESTÃO
Não estaria na hora de fazermos um plano para dar um nome oficial para o Núcleo de Casas de Enxaimel? Poderíamos abrir ao público para participar e dar um prêmio ao ganhador. Porque Núcleo de Casas de Enxaimel seria uma coisa. Mas o projeto maior, de turismo para todo o Buraco do Diabo, poderia ter um nome que chamasse a atenção.
ENCHENTES
Também deveríamos ter já um projeto para acabar com as enchentes no Buraco do Diabo. A propósito, Buraco do Diabo veio de nossos ancestrais e poderia ser adotado mais amplamente. A palavra diabo é pejorativa, mas neste caso não precisaria ser. Até mesmo para homenagear nossos colonizadores, poderíamos adotar o nome e não só usá-lo de vez em quando para se referir ao bairro que se chama Feitoria Nova. Este é o nome do bairro, mas Buraco do Diabo poderia ser apenas a circunferência que se limita a área turística.
IVOTI100
Sinceramente, não sei porque se frisa tanto que o projeto IVOTI100 será bancado pela iniciativa privada. Portanto, sem nenhum dinheiro público. Vamos aos números. Ivoti tem um PIB que beira os 1 bilhão. E pagamos 350 milhões de impostos por ano. Sim senhores, atentem para este valor. São 350 milhões que empresas e toda a população pagam em impostos por ano. Seja através do Imposto de Renda, seja através de Impostos Municipais, seja através do famigerado ICMS, uma verdadeira praga que inferniza a vida de cada brasileiro. Quando vocês faz compras no Supermercado tem ali vários impostos embutidos e a pessoa sequer se dá conta. Gasolina então nem se fala. Na hora de pagar a luz chega a ser um assalto a mão armada.
PORQUE?
É bem verdade que o município é o primo pobre da Federação chamada Brasil. Mas com 100 milhões de orçamento por ano aproximadamente, o município podia dar sua contribuição para o projeto.