Panela de Pressão
Ivoti: números, subestimados, 10, vacinas, inacreditável
Raul Petry – colunistas@odiario.net
NÚMEROS
Pelos números que temos, Ivoti teve 70 casos positivos nos últimos 7 dias que terminaram na sexta-feira. Portanto, 10 por dia. E mortes, nenhuma. Não sei até que ponto estes números são confiáveis. Vi dados de mortes num total de 63 por aí. No entanto, confio nos números da Prefeitura de Ivoti. São 70 casos e nenhuma morte de 2 de julho até 9 de julho, ou são mais, ou até mesmo menos.
SUBESTIMADOS
A Covid está indo para o fim com o avanço da vacinação. No entanto, a doença está aí e o número de mortes e internações diminuiu justamente por causa da vacinação. Muitas pessoas que poderias estar internadas e até morrendo já estão protegidas pela vacina. Desconfio dos números apresentados pelo município de 70 casos positivos porque conheço uma empresa pequena que teve um pequeno surto de 10 casos. Será que ficou só em 70 casos? Ivoti é pequena mas não tanto. 10 pessoas numa única sala imagina quantos casos positivos não deve ter dado pela cidade inteira. Ou os números apresentados pelo município são só os testes realizados através de coletas na própria Prefeitura. E os testes feitos nas farmácias como fica?
10
Tomara que sejam só 10 casos por dia, porque aí se mantém os números de várias semanas. Mas desconfio que sejam mais. É claro que são mais. Quantas pessoas têm a Covid e nem sabem porque são assintomáticos. Eu fui um deles. Tive a Covid e nem sabia. Não sei qual é hoje o número de mortos comparados com o número de casos positivos. Deve ter caído muito por causa da vacina. O certo é que a vida está voltando ao normal e os negócios também foram reativados. É a vida reflorescendo depois do maldito vírus que tantos prejuízos e mortes trouxe no mundo inteiro. Viva a vacina!!!
VACINAS
Por falar em vacinas, preciso dar uns pitacos a respeito do assunto. Muitas pessoas acreditam que determinada vacina é ruim e outra é melhor. Por um lado é verdade. Todavia, uma verdade que a ciência e o mundo inteiro conhecem. Nenhuma vacina é liberada para uso sem se conhecer integralmente os seus benefícios e consequências. Portanto, se uma é melhor e outra pior todo mundo sabe. Na verdade, pior não tem nenhuma. O que se sabia era que a Coronavac protegia a contaminação em 50% dos casos, mas ela não deixava morrer ninguém. Ou seja, pode até pegar e ter sintomas, mas eles são mais leves e ninguém morre se tomou a Coronavac. Outras protegem 80% das pessoas de pegar o vírus. O que ninguém quer é morrer da Covid. E isso a Coronavac faz. Portanto, tomar uma ou outra vacina não importa. O que importa é ser vacinado e ponto final. Eu tomei a coronavac e estou feliz porque sei que dificilmente o vírus vai me abater depois de ser vacinado.
INACREDITÁVEL
O que é inacreditável e ter um número de pessoas que não são poucas e que não querem se vacinar com medo da vacina. Elas não tem medo do coronavírus, e sim, tem medo da vacina. Parece mentira, mas existem muitas pessoas que pensam assim. O negócio é convencer todo mundo a se vacinar. Assim será melhor para todos.