Panela de Pressão
Ivoti: positivo, ajuda, ramo hoteleiro, 47 e falta
Raul Petry – colunistas@odiario.net
POSITIVO
Não se enganem com o resultado divulgado na semana passada sobre as contratações e demissões do mês de março na região. O saldo em março foi positivo, o que tranquiliza a todos. No entanto, tem uns poréns. Não podemos nos esquecer que o País não cresce ou cresce quase nada há 30 anos. A década passada foi novamente uma década perdida. Aliás, a pior da história econômica do Brasil. Estamos há um ano convivendo com a Covid, o que paralisou o crescimento da economia. O dinheiro injetado nos negócios neste tempo foi crucial para sustentar os empregos. E os números agora de março foram bons. Mas bons em termos. Se levarmos em consideração este fato, de sairmos de uma década perdida onde não se gerou empregos, sendo, portanto, a base de comparação o fundo do poço, não tem mais como dar para trás. Tanto que em março o saldo de empregos gerados foi positivo.
AJUDA
A ajuda do governo foi fundamental. A conta, no entanto, será alta. Do déficit, este é o melhor, pois segura empregos. O que vocês acham. Em março, demitiu-se pouco porque grande parte dos empresários não querem demitir. É um contrassenso, no País dos desempregados e subempregados, tem vagas, mas não tem quem as ocupe. Quem precisa de gente para trabalhar sábados e domingos ou só um dos dois dias, encontra dificuldades de encontrar candidatos. Candidatos até tem, mas quase todos eles torcem o nariz.
RAMO HOTELEIRO
O dono de hotel conta que chegou a pagar R$ 3 mil para contratar pessoal que estivesse disposto a trabalhar sábados e domingos. Hotel é 7 dias por semana e 24 horas por dia. Não encontrou ninguém e precisou usar a própria mão de obra do hotel para garantir o atendimento. De 140 milhões, que é a população economicamente ativa, só temos 45 milhões com carteira assinada. Desses, 10 milhões são funcionários públicos. O que faz o restante desse pessoal todo? Trabalham frio, estão subempregados e, mesmo assim, não procuram por empregos bons que se oferece por todo o País. Como é possível isso?
47
Ivoti teve um saldo positivo de 47 contratações em março. 323 admitidos e 276 demitidos. Muitas empresas esperaram a definição do quadro para resolver demitir ou não. Ninguém demitiu num primeiro momento. Todos os empresários querem segurar até aonde dá o seu pessoal. E a ajuda do governo veio na semana passada, o que vai ajudar na manutenção do uma parte do pessoal que seria demitido. Dois Irmãos e Estância Velha foram os que mais contrataram. Ivoti ficou no meio, não contratou muito nem pouco. O município se caracteriza por não contratar muito tampouco demitir muito.
FALTA
Se você falar com 10 empresários, 9 dirão que precisam de gente, mas mão de obra que esteja disposta a trabalhar. A dificuldade para conseguir gente é imensa, quase não dá para acreditar. Os empresários até conseguem, mas tem que cavocar muito até achar. É o que se faz hoje.