Panela de Pressão

Ivoti: positivo, não pode, uma semana, parabenizado

28/01/2022 - 06h00min

Atualizada em 28/01/2022 - 13h56min

Raul Petry – colunistas@odiario.net

 

Panela de Pressão

 

POSITIVO

Todos nós erramos, mas somos responsabilizados pelos nossos atos. O que você planta um dia colhe. A RGE, nossa concessionária de hoje, deixou a desejar nos últimos dias. Estava tudo indo muito bem, em praticamente 3 anos não tivemos falta de luz no centro de Ivoti. Até que chegou o ano de 2022 e com ele duas quedas de luz que demoraram a ser resolvidas. De tanto que mudam as concessionárias de energia elétrica, não se sabe quem foi a responsável por gerir tão bem a questão nestes últimos anos. A RGE assumiu não faz muito tempo. A empresa é de capital chinês. No entanto, isto não vem ao caso. Eu mesmo sou a favor da globalização das empresas. Aqui não importa se o dono da RGE é brasileiro, boliviano, português ou chinês. As regras que eles tem que respeitar à frente de empresa com sede no Brasil são as mesmas para qualquer um.

NÃO PODE

O que não pode são os dois fatos que se seguiram neste mês de janeiro. Faltou luz no centro de Ivoti em duas oportunidades e a demora para restabelecer foi tamanha que chegou a dois dias no centro da cidade. E o que provocou a falta de luz foram dois temporais. Eles se sucedem todos os anos e a falta de luz não tinha mais acontecido por três anos. Uma queda aqui outra ali, mas logo restabelecida. Em 2022 não. Quando se imagina que a tecnologia e outros avanços foram resolver este problema, voltamos à estaca zero. A impressão que dá é que a RGE cortou custos e, por conseguinte, piorou o serviço na hora das intempéries. Não tem outra explicação. Quando alguém é responsável por suprir de energia elétrica os seus clientes têm que estar preparado para eventuais temporais. Isso é ponto pacífico.

UMA SEMANA

Imagina uma família na cidade de Ivoti suportar ficar mais de 48 horas sem luz. Isso é inimaginável e inaceitável em qualquer circunstância. Na semana passada, escrevi aqui que não era possível os homens públicos de Ivoti não terem tomado nenhuma medida, nem que esta fosse dar apoio moral e se solidarizar com as “vítimas”. Deveria ter havido protestos veementes por parte dos vereadores e do próprio Executivo contra esta situação. No entanto, o que reinou foi o silêncio total. Na nossa cabeça reina a impressão de que a RGE fez todo o possível para evitar a demora diante da fatalidade. Na prática não existe isso. Então que não assumem o serviço. Ou eles se garantem ou caiam fora. Senão daqui a pouco vão levar uma semana para restabelecer a luz.

PARABENIZADO

Pelo fato de ter expresso minha indignação aqui neste espaço fui parabenizado por várias pessoas. Eles também criticaram nossos homens públicos, que acham que depois de eleitos nada é com eles. Eles são os nossos representantes e algum deles pelo menos procurou saber da RGE o que ocasionou a demora nas duas oportunidades. Notem, não foi uma, foram duas vezes que o fato aconteceu em 15 dias e nenhum homem público balbuciou qualquer palavra.

Sair da versão mobile