Panela de Pressão
Ivoti: Rainha Musical, bomba relógio, aposentados e a vacina
Raul Petry – colunistas@odiario.net
RAINHA
A famosa e centenária banda Rainha Musical de Ivoti completou recentemente 100 anos de existência. A comemoração será em um show drive-in no dia 11 de fevereiro no Núcleo de Casas Enxaimel. O show acontece às 19h30min. A banda gravará um EP para celebrar os 100 anos. As reservas de espaço para assistir o show gratuitamente podem ser feitas pelo fone 99896-0811.
100 ANOS
Gente, 100 anos são 100 anos. Não é pouca coisa. A história da banda será contada em caderno que o Diário fará para circular no dia do drive-in. Se não me engano, o início da banda foi no município de Feliz. Hoje a banda tem como sede Ivoti e dois proprietários. Quando começou a pandemia em março do ano passado o Rainha estava no auge de sua popularidade. Não tinha mais datas para aceitar shows em 2020. Era considerada a banda top do Estado, inclusive da região sul.
BOMBA RELÓGIO
É sabido de há muito tempo que a aposentadoria é uma bomba relógio neste país. Aqui todo mundo se aposenta contrariando o espírito da aposentadoria, que é proporcionar as pessoas um mínino de renda quando não puderem mais se sustentar com o seu trabalho. Aqui virou um carnaval e todo mundo se aposenta, muitas vezes com até menos de 40 anos. O problema mesmo está no serviço público. O que acontece aí é de uma sem-vergonhice sem tamanho. Os aposentados do INSS ganham muitas vezes menos e ninguém se importa com isso como se fosse a coisa mais justa do mundo.
+ 41%
Aqui em Ivoti, o município tinha 74 aposentados em janeiro de 2019. 23 meses depois, em dezembro de 2020, este número pulou para 105, um aumento de 41%. Não demora e chega a 200 aposentados. E mais um pouco e chegaremos a 50% de aposentados. Aí o sistema começa a fazer água. Os 350 aposentados custarão cerca de 15 milhões por ano. E os 700 da Prefeitura depositarão no máximo 10 milhões. É só fazer as contas. A matemática é uma ciência exata. Resta saber quando chegaremos na metade de funcionários da Prefeitura aposentados. No ritmo atual será em 6 ou 7 anos. Isto porque, mesmo com o crescimento da cidade, a informatização tende a diminuir a necessidade de funcionários. Inclusive nas escolas, porque nascem cada vez menos crianças. E aí como fica?
120
Desta vez serão 120 doses da vacina de Oxford que chegaram a Ivoti. O número é desprezível, quase risível. Tem que rir para não chorar. Tivesse o governo federal se prevenido e comprado coisa de 40 milhões de doses para mais, e teriam vindo para Ivoti duas mil vacinas, que já daria para vacinar quase todos os idosos. Mas não, o governo Bolsonaro resolveu brincar com a saúde da população e fez beicinho, desde o começo da pandemia. Nunca levou a sério desde o começo. Brincou, troçou do vírus, disse que era um resfriadinho e não se preocupou em comprar as vacinas quando deveria. Agora corre atrás da máquina e junta os restos que sobram aqui e ali. É um desastre completo.