Panela de Pressão
Ivoti: recursos, Sociedade Concórdia, bolão e refeição
Raul Petry – [email protected]
RECURSOS
Semana passada citei como ponto fraco do prefeito de Ivoti o fato de não buscar mais recursos de Brasília através de emendas parlamentares. Na verdade Ivoti trouxe muitos recursos de emendas de deputados e eles serão mais ainda com a construção do novo centro de saúde, uma obra de 2 milhões.
CAIXA
Está consolidada a contabilidade de 2020 e o dinheiro em caixa do município de Ivoti no encerramento de ano fiscal é recorde. Embora as Prefeituras tenham de um modo geral fechado o ano com dinheiro em caixa, a situação de Ivoti deve ser uma das melhores.
SOCIEDADE CONCÓRDIA
A Prefeitura de Ivoti acaba de desapropriar a histórica Sociedade Concórdia. Com o prédio se deteriorando devido ao fechamento, não havia alternativa a não ser tomar esta decisão. Até demorou. A Sociedade Concórdia vivia uma situação inusitada. Ela não existia mais como sociedade constituída porque foi dada baixa nos órgãos competentes. Portanto, não existia mais, mas, na prática, o patrimônio ficou lá sem dono. A única alternativa foi desapropriar a sociedade e a Prefeitura utilizar o prédio para eventos e atividades de todo gênero.
BOLÃO
Não tinha mais nenhuma atividade na Sociedade com exceção do bolão, que continuava até 2 anos atrás. Como a manutenção da sociedade ficou cara até os clubes de bolão saíram de cena e o prédio ficou lá sem dono. Para a Prefeitura ficou ótimo porque passa a incorporar um patrimônio cultural e histórico, numa área nobre junto a Praça Concórdia e cuja terreno é enorme além da construção. Até demorou para acontecer a desapropriação. Já deveria ter sido feito há muito tempo.
IMITADO
O primeiro prefeito da região que determinou que o carnaval seria trabalhado como dia útil foi Martin de Ivoti. Depois dele pipocaram várias decisões nas vizinhanças como Estância Velha e Novo Hamburgo. Que bom que os bons exemplos sejam seguidos. Vale lembrar que segunda e terça não é feriado e os prefeitos costumam decretar ponto facultativo, que quer dizer que as horas teriam que ser compensadas. Só que de mentirinha, porque nunca são.
REFEIÇÃO
Outra mentira é o vale-refeição, que se incorporou ao salário dos funcionários como sendo parte do próprio. Só que não é. O vale-refeição é uma criação interessante, pois possibilita que os funcionários recebam um valor por mês a título de refeição. Tem duas coisas que ludibriam a opinião pública, que acha que o vale-refeição é usado como tal. Muitas vezes ou na maioria das vezes o funcionário só trabalha meio turno e faz a sua refeição em casa. Portanto, não caberia o vale-refeição. Eles recebem sempre, não importando a situação e até mudaram o nome para vale-alimentação, que passou a fazer parte do salário. Os caras pegam o vale-alimentação e compram o que quiserem com ele. A finalidade de sua criação é outro.