Panela de Pressão
Ivoti: respirem fundo, importante, quarta, dia 15, 63 e juntando
Raul Petry – colunistas@odiario.net
RESPIREM FUNDO
A notícia não podia ser melhor. Todos nós sabíamos que a Covid estava regredindo em Ivoti e no Estado todo. Mas não sabíamos que era tanto. De cinco semanas para cá, ou seja, do começo de março até o dia 15 de março, por aí, o número de casos positivos em Ivoti caiu de 60 a 90 diariamente para algo em torno de 10 a 20. Nos últimos dias foram 8 casos positivos confirmados. Ou seja, a contaminação das pessoas caiu mais de 80%. Era o que todo mundo estava esperando.
IMPORTANTE
Ainda morreram na semana passada 3 pessoas em Ivoti. Mas as mortes ainda estarão altas porque as UTIs estão cheias. Mas mesmo as UTIs experimentaram um recuo importante nos últimos dias. No Estado todo a média de ocupação das UTIS caiu para 96%. Portanto, já não faltam mais leitos de UTI nos hospitais do Estado. Só Porto Alegre ainda está acima de 100%. As notícias não podiam ser melhores. Todos nós sabíamos que isto aconteceria. No entanto, antes de ver com os próprios olhos, a gente fica cético. É ver para crer. E agora estamos vendo que o fantasma está indo embora.
QUARTA
Esta foi a pior das três ondas que tivemos em um ano. Teve a primeira, onde tudo foi feito errado, com o fechamento das coisas por um longo período de forma desnecessária, tivemos a segunda em novembro/dezembro do ano passado, que logo passou. E, agora, no final de fevereiro e março, a terceira e mais severa onda. Esta assusta mais porque mata gente mais jovem. Até isso tem explicação. Muitos idosos estão vacinados. É claro que na estatística a média de mortes dos abaixo de 60 anos subiria. O segredo é vacinar rapidamente e não teremos mais a quarta onda.
DIA 15
Aqui em Ivoti se espera que até o dia 15 de abril as pessoas com 60 anos para cima estejam vacinadas com a primeira dose. Aí só faltará a segunda dose para parte deles e não teremos mais mortes de idosos. Calculo que a partir daí acontecerá a virada. Na média as mortes dos idosos representavam 82%. Eliminando este efeito nas estatísticas e poderemos já comemorar um pouco o fim do pesadelo. Pelo que se está vendo, ele está próximo. O ministro da Saúde prometeu vacinar 1 milhão de pessoas por dia. Até agora não acertaram nada. No entanto, este ministro é novo e tem credibilidade por enquanto.
63
Em Ivoti hoje serão vacinados os de 63 anos. Até o fim da semana que vem os de 60 anos também estarão vacinados. Aí esperar a segunda dose e o período de quarentena de uns 20 dias e todas as pessoas nesta faixa estarão livres do pesadelo. Aí teremos no mínimo 80% de mortes a menos em questão de 2 meses. As pessoas que estavam pessimistas e grande parte apostou que o vírus se prolongaria até o ano que vem, podem tirar o cavalo da chuva. Estima-se que no segundo semestre teremos eventos com público. Com o vírus controlado, não tem porque não.
JUNTANDO
Juntando os que têm imunidade porque já tiveram e não transmitem mais, mais os vacinados e o vírus não tem mais para onde avançar. Em vários países já tem futebol com público e o Brasil também chega lá. Apesar de todos os erros e omissões que aconteceram.