Conecte-se conosco

Panela de Pressão

Ivoti: rir para não chorara, criticam, 16 milhões, Câmara, Saudades, turismo

25/05/2021 - 06h00min

Raul Petry – [email protected]

 

RIR PARA NÃO CHORAR

Alguns deputados criticam o uso de emendas parlamentares para destinar aos municípios em troca de votos. Ontem comentei o fato da Prefeitura de Ivoti ter recebido um ônibus escolar através do Fundo Nacional da Educação e Programa Caminhos da Escola. O município, por sua vez, foi indicado por um deputado, que será o padrinho do ônibus em troca de votos.

CRITICAM

É claro que a Prefeitura tem que pegar o ônibus, mesmo porque cavalo que é dado não se olha o estado dos dentes. A doideira é aquilo que inventam para viabilizar a coisa. Governo federal comprando ônibus escolar para os municípios. Tem cabimento isso? Alguns deputados criticam a existência das emendas parlamentares. Todos, no entanto, pegam e não recusam. Só teve um senador até hoje que recusou comprar votos através de dinheiro dado para as Prefeituras. Ele foi o senador Pedro Simon. Jamais fez isso. Sempre se elegeu porque era um bom senador.

16  MILHÕES

Cada deputado e senador tem neste ano 16 milhões para usar em troca de votos. Ou alguém acha que os políticos locais têm coragem de não arrumar alguns votos para quem destinou uma emenda parlamentar a algum município.

CÂMARA

Não sei como foi ontem de noite, mas até então as sessões eram realizadas a portas fechadas por causa do Covid. Está na hora de mudar isso. Não tem mais cabimento que as sessões continuem sendo realizadas a portas fechadas quando tudo funciona com aquelas restrições de sempre. Embora não vá quase ninguém assistir as sessões, a verdade é que os políticos de um modo geral gostam mais de ficarem abrigados do público ou mesmo do conhecimento público. Não é bem o caso de Ivoti, que é uma  Câmara que trabalha na maioria das vezes em benefício da maioria do povo.

SAUDADES

O fato de uma tia do responsável pelo ataque a escola infantil em Saudades morar em Ivoti não é uma notícia inesperada. A colônia de moradores daquela região de Santa Catarina aqui em Ivoti é muito grande. Aqui mesmo no Diário trabalham alguns de lá. Inclusive uma funcionária que conhecia a família do rapaz. Foi uma tragédia para todo mundo, inclusive a família do próprio rapaz.

TURISMO

Uma palinha de novo sobre a Indústria do Turismo. Trata-se de um setor que mais deve crescer no mundo no futuro. As facilidades de comunicação e deslocamento devem alavancar o setor. E Ivoti hoje está fora deste boom, embora tenha algumas possibilidades de entrar pra valer. Estamos situados na encosta da serra, encostados portanto na serra e hoje não passamos de passagem dos turistas que vão para a Serra. O segredo será retê-los por um bom tempo aqui, ao mínimo um dia inteiro e um pernoite. É claro que isto requer investimentos. A Prefeitura não precisa entrar com todo o investimento. Apenas liderar o processo de ampliação das possibilidades de aumentar as atrações. Apenas damos o primeiro passo. Faltam o segundo, o terceiro e o quarto e assim sucessivamente.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.