Panela de Pressão
Ivoti: rústica, bike, jabuticaba, vida normal, negócios, pulsando, setembro
Raul Petry – [email protected]
RÚSTICA
Estava marcada para ontem uma Rústica pelas ruas de Ivoti. Foi cancelada por causa do mau tempo. Importante, não foi por causa da Covid. Caiu um temporal na noite de sábado e acharam melhor transferir para o próximo domingo.
BIKE
No fim de semana anterior aconteceram provas de bicicross na pista de Ivoti. O importante não são as provas em si, mas o fato de elas acontecerem. Isto significa que a Covid vai mesmo para o ralo. Continuará entre nós, é preocupante. No entanto, a vida continua, tanto nos esportes quanto em qualquer outra atividade.
JABUTICABA
Para frequentar bares e restaurantes, por exemplo, as pessoas têm que continuar entrando com máscara. Uma vez dentro do estabelecimento e sentados à mesa, todo mundo tira a máscara para ser atendidos. Trata-se de uma jabuticaba tipicamente à brasileira. Se não precisa máscara lá dentro, porque a gente come e bebe e, para tanto, só podemos fazer isto sem máscara, também não precisa para entrar.
VIDA NORMAL
O que as pessoas mais almejam é voltar a ter uma vida de total normalidade. E ela não está muito distante. Nunca esteve tão próxima. A notícia impactante do fim de semana foi a expectativa do governo de vacinar 70% da população até setembro. E toda a população adulta até o final do ano. Portanto, o corona deverá estar cercado até lá e só não vai desaparecer por completo, porque a própria gripe não desaparece e é da mesma família do corona.
NEGÓCIOS
Senão vejamos. A expectativa do governo e do mercado financeiro é de que o Brasil crescerá de 5 a 7% neste ano. Esta é a grande notícia do ano. Depois do retorno da Covid no final de fevereiro e março se pensava que o ano estava novamente perdido, tal como o ano passado. Vale lembrar que em 2020 a economia encolheu 7%. Ainda vamos ficar devendo, mas voltarmos a crescer e é, de qualquer forma, uma grande notícia.
PULSANDO
Os homens de negócios já estavam trabalhando com uma boa expectativa para o PIB deste ano. No entanto, jamais nos níveis de crescimento de 5%. Basta sair para a rua, basta ter contato com as pessoas, que se nota uma pequena euforia. Parece que definitivamente o pior passou. O agronegócio e a construção civil estão de vento em popa. Nunca se construiu tanto. Os juros baixos trazem este bom ar para os negócios. As pessoas falam que tiraram o dinheiro do banco porque o juro está muito baixo. Preferem comprar um apartamento, uma casa, ou botar o dinheiro num negócio. O brasileiro estava acostumado a receber juro alto e deixavam o dinheiro aplicado. Agora não vale mais a pena e comprar bens é uma boa alternativa. A vantagem é que a compra de bens ativa a economia, gera empregos e a roda começa a girar. Parece que depois de 30 anos nos livramos da ciranda financeira de uma vez por todas.
SETEMBRO
Por falar em economia, a grande notícia é que teremos agora só feriado em setembro. Podemos trabalhar e gerar riquezas sem este estorvo que são os feriados, respeitando aqueles que adoram feriados. Gosto não se discute!