Panela de Pressão

Ivoti: sacada, batendo, lacrada e injusto

30/03/2021 - 06h00min

Raul Petry – colunistas@odiario.net
SACADA

Olha que sacada esta dos comerciantes de Nova Petrópolis acerca do protesto feito na frente da Prefeitura no sábado. Uma sacada de mestre, olhando-se pelo ângulo do sentimento do povo com relação ao serviço público de modo geral. É claro que os prefeitos estão pagando a conta que é de todos os políticos. Os deputados e senadores estão longe do povo, os governadores se escondem nos imensos palácios e a conta sobra para os prefeitos. Logo eles que são o elo mais fraco das três esferas da Federação. As Prefeituras só ficam com 15% da arrecadação. Estados com 25% e a União com 60%. No caso de sábado, os comerciantes resolveram agir porque estão com a corda no pescoço. Parabéns para eles, alguma coisa tem que ser feita.

BATENDO

A coluna está batendo desde o ano passado no absurdo de cobrar a conta do comércio e do setor de serviços. A indústria e o agronegócio continuam a todo vapor. O governador decreta bandeira preta e a pedido dos prefeitos voltou a fazer a cogestão, tirando o dele da reta, coisa que ele não gosta. Os prefeitos pediram por uma questão de sobrevivência. Eles também sabem que não vai morrer nem um a mais nem a menos com o comércio funcionando ou não. Ou abrindo também aos fins de semana, que é a atual reivindicação do comércio local. Testagem em massa ninguém mais fala, que é o que detém o vírus realmente junto com o distanciamento. Só se manda fechar as coisas e testagem em massa ninguém fala mais. Por isso a grande sacada de Nova Petrópolis.

LACRADA

Os comerciantes lacraram a Prefeitura alegando que não é serviço essencial e por isso tem que fechar que nem o comércio. Foi um ato simbólico, mas de grande valor real. Isso tinha que ter sido feito em todos os prédios públicos deste país. Afinal, quantos milhões de funcionários públicos estão em casa literalmente sem trabalhar e recebendo. Quem paga o salário deles? Os comerciantes que estão com a corda no pescoço e resolveram em Nova Petrópolis soltar o seu grito de misericórdia. E conseguiram chamar a atenção. Mas também não mais do que isso porque se sabe que nada vai mudar.

INJUSTO

É justo o setor privado sempre pagar a conta dos privilégios do setor público. Alguém viu alguma discussão até hoje em torno de se pagar salário para funcionário público que não trabalha? Digamos só a partir da Covid em março do ano passado. Os trabalhadores do comércio que estão parados têm que receber salário e o comerciante paga mesmo com o comércio fechado. Os da Prefeitura também recebem, mas a diferença é que a conta é paga pelo próprio comércio. Ou seja, cada comerciante paga dois salários, os dos funcionários dele e os funcionários da Prefeitura de Nova Petrópolis que estão parados. Nenhum órgão público gera qualquer riqueza. Ele pega o nosso dinheiro e gasta o dinheiro. É simples assim. Daí o valor simbólico do gesto de ontem que deveria ter acontecido em todo o Brasil. Tomara que seja copiado pelo país afora.

Sair da versão mobile