Panela de Pressão
Ivoti: salve-se, não entendem, pressão, vale tudo, 4 meses, união, a pergunta que não quer calar
Raul Petry – colunistas@odiarionet
SALVE-SE…
A vacinação contra a Covid chegou a um ponto em que mais parece um salve-se quem puder do que qualquer outra coisa. As pessoas não entendem. Tem vacina em sua segunda dose marcada para ser aplicada dia 26 de abril e não tem vacina. Enquanto isto uma gurizada com 30 anos de idade recebendo a primeira dose porque tem comorbidades. Mas a vacina não é a mesma?
NÃO ENTENDEM
As pessoas não entendem por que isto. Deve se tratar de organização. Não é fácil organizar a aplicação de milhões de doses pelo Brasil inteiro no sentido de que ninguém seja prejudicado. A ideia inicial era aplicar a primeira dose até pessoas de 60 anos e a partir daí continuar a aplicação da segunda dose de cima para baixo até imunizar completamente as pessoas idosas. Só que não chega mais vacina para a segunda dose dos idosos e chegam para as pessoas que têm comorbidades. Não dá para mudar no meio do caminho, senão vira realmente uma zona.
PRESSÃO
O que menos se entende é o que é comorbidade. Trata-se de um termo novo, dos dias de hoje, e comum na área médica, que se popularizou com a Covid. Pressão alta é comorbidade? Aí respondem que depende em que grau se encontra a pressão alta. Uma pressãozinha leve que exige que a pessoa tome um remédio para mantê-la dentro do normal, não é considerado comorbidade. Mas como os vacinadores vão saber que tipo de pressão o sujeito tem?
VALE TUDO
Pelo que se observou esta semana virou um vale-tudo. Jovens na faixa dos 30 anos exibiram o sinal da vacina no braço dando risada. Eles têm um pouco de pressão alta e foram vacinados. Não dá para culpar ninguém. O negócio é vacinar mesmo e não pode ter muita burocracia. Então vacina todo mundo que se apresenta e diz que tem comorbidade. Senão vira uma chafúrdia. E os velhos que esperem pela segunda dose, que ninguém sabe quando os municípios receberão.
4 MESES
Parece mentira, mas se passaram quase 4 meses do início da vacinação, que foi em meados de janeiro. Passou janeiro, fevereiro, março e abril. Agora avançamos maio a dentro. Imagina que em 4 meses a vacinação teria avançado mais. Geralmente ministro não cumpre o que promete. Se este aí cumprir o que prometeu teremos logo uma média de 1 milhão de doses aplicadas por dia. Aí as coisas mudam rapidamente.
UNIÃO
Falta união em muitas coisas comuns a nossos municípios vizinhos ou de uma região. Nunca vi os prefeitos se unir para batalhar pela duplicação da BR-116 pelo menos até Dois Irmãos. Esta duplicação é uma necessidade. Cresce a população dos municípios e todos eles crescem economicamente. E o trânsito na BR-116 em determinadas horas vira um inferno. Nunca vi uma foto dos prefeitos reunidos para batalhar pela mesma finalidade. E onde fica aquele ditado “a união faz a força”? Ou vão me dizer que além de Dois Irmãos, Morro e Herval, Ivoti, Picada e Nova Petrópolis também não se beneficiariam com uma eventual duplicação.
A PERGUNTA QUE NÃO QUER CALAR
Pelo menos tem projeto de duplicação pronto?