Panela de Pressão
Ivoti: Saudades, ônibus, maluquice, piada, complicar, 300 milhões, jogo
Raul Petry – colunistas@odiario.net
SAUDADES
Como se sabe, em Saudades aconteceu a tragédia da morte das crianças em escola infantil. Pois o autor da tragédia tem uma tia morando em Ivoti.
ÔNIBUS
A Prefeitura de Ivoti recebeu um ônibus escolar na semana passada. A impressão que dá é que o prefeito de Ivoti não tem capacidade para comprar um ônibus. Ele tem que ser comprado em Brasília e repassado para a Prefeitura de Ivoti. Não parece uma coisa de louco? Nós pagamos os impostos aqui, o dinheiro vai para Brasília e lá eles compram um ônibus que é entregue para a Prefeitura de Ivoti. Porque o dinheiro já não fica aqui e nós mesmos compramos o que precisamos, seja ônibus escolar seja qualquer outra coisa que vem de Brasília.
MALUQUICE
Não parece uma maluquice o que acontece? Vejam só: o ônibus foi destinado para Ivoti através do Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação, através do Programa Caminhos da Escola e por indicação do deputado Carlos Gomes. Reparem quanta coisa tá envolvida na aquisição deste ônibus. Um Fundo, um Programa e uma Indicação de um deputado. Trata-se do Bolsonaro comprando um ônibus para atender interesses de deputado. Em suma é isso. Tudo isso seria desnecessário se a distribuição da arrecadação de impostos fosse mais justa e racional. Hoje a União fica com 60%, os Estados com 25% e os Municípios com 15%. Tinha que ser o contrário como é nos países sérios.
PIADA
Se alguém conta como funciona a politicagem no Brasil ninguém lá fora acredita. Porque a Prefeitura não compra tudo que precisa. Isso não acontece por causa da politicagem e justamente por causa da distribuição do bolo. Com 60% da arrecadação no seu bolso, lá em Brasília fazem a festa. Os deputados têm direito só neste ano a 16 milhões para distribuir pelos seus municípios. Isso é feito assim para os deputados com mandato terem uma grande vantagem para se reeleger. São mais de 60 milhões por mandato e por deputado. Isso reelege qualquer um.
COMPLICAR
Tem um ditado que diz o seguinte: “porque descomplicar se dá para complicar”. Pagamos os impostos aqui, mas o dono do dinheiro é o governo federal. Para dar a impressão que o dinheiro é bem empregado, vem um ônibus, uma viatura, recursos para o hospital, dinheiro para a Saúde e Educação e por aí vai. Parece muito mas não é.
300 MILHÕES
Pagamos 300 milhões de impostos por ano, dos quais só 45 milhões ficam aqui. 180 milhões vão para Brasília e 75 milhões para o governo do Estado. Portanto, somem quanto vem de Brasília por conta de ônibus, ambulância e outros badulaques. Não dá 5 milhões por ano. Ficam com 180 milhões e nos devolvem 5. Deve ser mais ou menos por aí a conta. E para devolver estes 5 milhões tem uma meia dúzia de atravessadores que posam para a foto como se eles tivessem tirado o dinheiro do bolso deles para comprar um simples ônibus escolar. Deixem o dinheiro com nós que compramos 5 em vez de um.
JOGO
No entanto, se o jogo é esse temos que jogar junto. E neste quesito Ivoti é contemplada com emendas abaixo de municípios menores.