Panela de Pressão

Ivoti: tá aí, grave, água cara, prédios

09/07/2021 - 06h00min

Raul Petry – colunistas@odiario.net

 

TÁ AÍ

critiquei a má sinalização em Ivoti quando vias públicas estão em obras. Aconteceu na Rua José Fuhr e na colocação do famigerado quebra-mola na Av. Presidente Lucena, na frente do Sicredi, por causa de um supermercado novo que foi construído ali. Botaram quebra-mola e praticamente não sinalizaram. O resultado foi um só. As pessoas não sabiam do quebra-mola e de noite, no escuro, não viram a precária sinalização e não morreu ninguém por pura sorte. Uma mulher, que ia trabalhar de Bizz na Granja Pinheiros em Presidente Lucena, voou por cima do quebra-mola, que, por sinal, tem altura superior à permitida, e se feriu. Por sorte não morreu. Está aí um bom assunto para levar para os debates do IVOTI100. A péssima sinalização das ruas de Ivoti, principalmente quando estão em obras.

GRAVE

Mas tem coisas muito mais graves na Câmara de Vereadores. Está lá um projeto de lei denominado Plano Municipal de Saneamento. Finalmente, estão acordando para esta realidade. Imaginem uma Ivoti100 sem saneamento como é hoje. Mas não da forma como querem fazer. A ideia simplesmente é formar um fundo para esgoto, cobrando 30 ou 50% a mais nas contas de água. Estão de brincadeira. Em vez do fundo sair das operações da própria Autarquia, em 9 anos não foi feito nada na própria Autarquia com relação a rede antiga e precária, onde se gastou milhões nestes anos. Imaginem gente, 50% da água produzida por uma energia elétrica cara, vai para o ralo e não se moveu um dedo para reduzir isto. É claro que a conta de luz vai lá em cima e a Autarquia hoje não dá mais lucro.

ÁGUA CARA

Quando foi feita a municipalização, foi mantida a tarifa de água da Corsan, que era na época a mais cara do Brasil. Portanto, tínhamos a água mais cara do Brasil aqui em Ivoti.
Tudo bem, era nova vida e isto poderia ter sido corrigido neste tempo. Não se substitui um metro da rede velha por onde escorre uma boa parte da fuga de água, não se fez nada em termos de energia solar, enfim, não se fez nada na Autarquia neste tempo todo a não ser \deixar tudo como estava. Agora me vem com essa de criar um Fundo cobrando 50% a mais de \água. Tenham a santa paciência. Ademais, tem dinheiro barata no governo federal para esgoto e também não se deve ter feito nada. O correto é fazer a rede de esgoto e depois cobrar um adicional por conta do esgoto. Aqui querem fazer o inverso. Com a ineficiência do setor público, é capaz de pagarmos uma fortuna pela água e não ver um cano de esgoto nos próximos anos. E os nossos vereadores parecem a maioria umas múmias nesta hora e são capazes de aprovar um negócio desses sem debater exaustivamente se é isto que o povo quer. Ivoti precisa esgoto, está na hora, mas precisa antes de tudo uma Autarquia eficiente e não como é hoje, uma estatal estagnada, ineficiente, sem perspectivas e que não gera, pásmen, um centavo de lucro com uma água caríssima.

PRÉDIOS

Numa construção de um prédio de 8 andares, quanto de impostos vai para os cofres da Prefeitura. Este cálculo algum vereador já poderia fazer para debater um outro assunto nas próximas semanas.

Sair da versão mobile