Panela de Pressão
Ivoti: trânsito, como foi, cultura, Ivoti100, futuro
Raul Petry – colunistas@odiario.net
TRÂNSITO
Sabe-se que o diretor do Trânsito ficou muito exasperado com o Diário por causa das críticas feitas pela imprensa com relação aquele horror que é o quebra-molas instalado na Av.Presidente Lucena, próximo da Sicredi. Naquele trecho foi arrancado o canteiro no meio da avenida justamente para frear a velocidade dos veículos por ser uma região de baixada no final do declive acentuado. Por causa das obras no local e que aumentará muito o movimento, resolveu-se instalar ali um quebra-molas. Mesmo sendo contra este tipo de instrumento que atenta contra tudo, principalmente porque pune os 95% de bons motoristas, o que é um contrasenso, vá lá! O que provocou revolta foi novamente o descaso com que o setor de trânsito da cidade tratou os motoristas. Faltou tudo, menos competência.
COMO FOI
Na segunda levantou-se aquela barricada com 20 cm de altura, uma verdadeira barreira no meio da principal avenida de Ivoti, e não se avisou ninguém. Colocaram uma placa na calçada avisando que dali a 100 metros haveria um quebra-molas. E outra do lado do quebra-molas, na calçada. E no meio da pista havia uns 8 cones. Porque aqueles cones estavam lá. O motorista tinha que cheirar. Pela metade, a noite chegou assim mesmo. Resultado. 99% dos motoristas que passam ali não sabiam de nada e não viram aquelas placas minúsculas colocadas na calçada avisando do quebra-molas. Os motoristas não imaginam que logo em seguida, quase no final da descida, havia desde o dia anterior um quebra-molas. Quando se aperceberam estavam a metros daquele atentado ao bem senso. E as batidas foram inevitáveis. Uma mulher parou no hospital.
CULTURAL
O diretor do trânsito ficou uma arara por causa das críticas feitas aqui. Em vez disso deveria ter pedido desculpas para os motoristas. Além da forma como foi feito, a luminária do poste não funcionou, ele está fora da altura permitida, além de outras irregularidades. Deveria ter dado graças a Deus por não ter morrido ninguém. Uma coisa ele pode ficar tranquilo. O desreipeito com os motoristas é crônico, uma questão cultural.
IVOTI100
Na noite de ontem foi feito o lançamento do Projeto Ivoti100, um Compromisso com o Futuro. Parabéns pela iniciativa. Precisávamos de um norte para a cidade.
FUTURO
Finalmente um documento que vai se preocupar com o futuro de Ivoti. Nossos homens públicos se preocuparam até o momento só com o presente. Nunca tivemos um estadista como prefeito, aquele prefeito que pensasse nas próximas gerações. O atual prefeito é mais flexível a este tipo de gestão e se mostra afeito a mudanças para melhor no que diz respeito a gestão pública. Temos a Secretaria do Desenvolvimento, mas que não funciona como tal da maneira como poderia. O que deveríamos ter na Prefeitura é a criação de uma Secretaria do Futuro. Precisamos de uma revolução no nosso parque viário com investimentos pesados, fazer funcionar a Autarquia de Água e investir pesado no nosso único ponto turístico que temos.