Panela de Pressão

Ivoti: ufa, bandidos, pode?, vermelha, casa própria e absurdo

19/03/2021 - 06h00min

Raul Petry – colunistas@odiario.net
UFA

Na semana que vem provavelmente voltaremos à bandeira vermelha aqui no Estado. É que a cogestão voltará, o que o governador tinha suspenso três semanas atrás. A cogestão permite que os prefeitos possam reduzir para uma bandeira abaixo da fixada pelo Governo do Estado e quase todos vão para a bandeira vermelha. No entanto, a bandeira vermelha não continua a mesma. Ela será endurecida um pouco. Haverá mais restrições, mas o comércio reabre e trabalhará normalmente. É isso que todo mundo quer. Que a vida volte ao normal, talvez com exceção de fins de semana. O comércio parece que poderá reabrir em dias da semana.

BANDIDOS

Isto precisa ser resolvido. Não é possível que os lojistas sejam surpreendidos pela polícia porque estão com a porta aberta e uma pessoa lá dentro fazendo compras. Como o lojista se sente uma hora dessas? Como se fosse um bandido, sabendo que não é ele o responsável pela pandemia. Os políticos são os responsáveis e quem tem a polícia na porta do estabelecimento é o empreendedor, que, com os impostos altíssimos que recolhe, paga o salário de todo mundo, desde o presidente Bolsonaro, o governador e o do próprio fiscal e da polícia. O lojista precisa trabalhar para poder continuar pagando o salário e não pode.

PODE?

Por outro lado ele vê a indústria trabalhando normalmente, a construção civil, o ramo de alimentação, os ônibus e trens apinhados de gente, o agronegócio bombando, e ele paga o pato. Logo ele que espera dentro da loja não mais de 10 pessoas ao longo de todo dia.

VERMELHA

Com a volta da bandeira vermelha a vida começa a voltar ao normal. É claro que a pandemia precisava ser impedida de continuar crescendo, mas carregar nas costas dos lojistas, dos salões de beleza, das academias, etc, é pra matar. O que estas atividades em Presidente Lucena afetam a pandemia? Me expliquem isso. Com a bandeira vermelha o comércio reabrirá, bares e restaurantes também, mas haverá um horário para tanto. Agora já podemos começar a conversar de novo.

CAUSA PRÓPRIA

Assim que ficou sabendo que não haveria aumento de salários para os funcionários públicos municipais, um vereador começou a fazer lobby alegando que isto não era possível. Ele é funcionário municipal e mais um membro da família. A única preocupação dele nos últimos dias foi trabalhar para aumentar o seu próprio salário. Ou seja, estava querendo legislar em causa própria. Os demais vereadores fizeram ele ver o quanto estava errado, que ele não foi eleito para só se preocupar com o seu próprio bolso, que os seus eleitores não elegeram ele para isso. Ele foi eleito para cuidar dos interesses da população inteira e não só do bolso dele. Ficou furioso a princípio. Depois parece que compreendeu que estava no caminho errado.

ABSURDO

Por isso tem que se ter muito cuidado na hora de votar para não botar lá dentro da Câmara pessoas que trabalham no município. Eles são insensíveis, eles não querem saber se fora dos órgãos públicos a vida está dura e o desemprego galopando. A economia no ano passado recuou 7%, recorde histórico. Tudo isso não importa para eles desde que seus próprios interesses sejam atendidos. Temos que ficar de olho neste vereador daqui por diante, pois já se conhece como vai proceder daqui por diante.

Sair da versão mobile