Panela de Pressão

Ivoti: um ano, abre e fecha, falando nisso, 50 anos, 1200km/h

08/06/2021 - 06h00min

Atualizada em 08/06/2021 - 10h19min

Felipe Faleiro – felipe@odiario.net

 

Um ano

Exatamente hoje, 8 de junho, se completa um ano desde o primeiro caso de Covid-19 confirmado em Lindolfo Collor. Doença essa que testou a força moral e a resistência de todos, provocando apreensão em crianças, jovens, adultos e idosos. Em Lindolfo, aliás, os casos se aproximam de 830 em toda a população, o que dá mais ou menos 13,5% da população. Pense bem: 830 pessoas infectadas para um município de 6.100 habitantes, em um ano e meio de pandemia, em que grande parte das pessoas circulam diariamente por ele.

 

Abre e fecha

 

Claro que as medidas de prevenção e as ações da Administração Pública tiveram grande papel nisso, porém a consciência da população aumentou, e parece que, quanto mais perto a doença chega, mais as pessoas temem. Hoje, as medidas de relaxamento das restrições devem ser vistas com cautela, pois a vacinação não está avançando tanto como se pretendia. Ora abrem, ora fecham o comércio e as atrações turísticas, e a comunidade em geral permanece no meio, sem saber o que fazer e nem como será o dia de amanhã.

 

Falando nisso

 

Ontem, a Prefeitura de Nova Petrópolis fechou mais uma vez o Labirinto Verde, o Parque Ninho das Águias e as pracinhas. Medidas tomadas depois que o governo do estado emitiu um “alerta” para toda a Serra. A população não gostou. Por um lado, ninguém está entendendo muita coisa sobre como funciona este novo sistema de avisos. Dá até saudade das antigas bandeiras, que ao menos causavam um grande choque nas pessoas quando viam o estado todo pintado de preto. Por outro lado, só o que mudou mesmo foi o sistema, porque as aglomerações continuam acontecendo em toda parte, causando aumento de contaminações e internações nos hospitais.

 

50 anos

 

Também ontem, Ivoti vacinou 930 pessoas dentro do ginásio da Comunidade Católica. É muita gente, e o município sabe disto, tanto que montou uma grande estrutura. Foi o primeiro da região a ampliar tanto a faixa etária de pessoas imunizadas, para pessoas com 50 anos ou mais. É também um passo ousado, mas necessário, visto que a vacina representa a esperança para muitas pessoas reverem seus entes queridos. Importante ressaltar que a vacina sozinha ainda não libera isto. Estudos demonstram que é preciso pelo menos 60% a 70% da população vacinada para a pandemia ser contida. Desde 19 de janeiro, Ivoti já vacinou 30% de seus moradores. Dependendo da entrega de novas doses, no final do ano a meta pode ser alcançada.

 

1200 km/h

 

Andei lendo mais sobre este projeto do HyperloopTT, que está em estudo pelo governo do estado e pela UFRGS. É uma espécie de trem de altíssima velocidade, coisa futurista mesmo, que se der certo vai ligar Porto Alegre à Serra a até 1200 km/h, tanto para o transporte de passageiros quanto o de cargas. Imagine uma máquina desses rasgando diariamente a Encosta da Serra no meio. As oportunidades em todos os sentidos para a região são fantásticas.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário