Panela de Pressão
Ivoti: vacinas, zerar, boa, acertos, erros, sinalização, ciclovia, tombos
Raul Petry – colunistas@odiario.net
VACINAS
A importância das vacinas se constata quando vem as notícias de outros países como Inglaterra e Portugal. Lá as pessoas já voltaram a uma vida normal, sem máscara e com permissão oficial para aglomeração. Mais de 55% da população estão vacinados na Inglaterra. E olhem a notícia que chega a nós. O Brasil vacina muito mais do que o Reino Unido, por exemplo. É mentira, porque não podemos tomar como base números absolutos. O Brasil tem 212 milhões de habitantes e a Inglaterra apenas 80. O parâmetro tem que ser o percentual de vacinados. Lá são 55%. Aqui não chegamos ainda a 20%.
ZERAR
Se Ivoti conseguir zerar até o final do mês a aplicação da vacina (1a e 2as doses) nos idosos de mais de 60 anos, grande parte do problema estará resolvido. São esses que mais sofreram com a Covid. Nos primeiros meses mais de 80% das mortes eram de pessoas nesta faixa etária. Resolvido isso, vamos embora.
BOA
Noticiário dá conta que o Brasil deverá crescer 4% neste ano. Se fosse numa época normal seria uma maravilha. No entanto, como caímos 7% no ano passado, ainda nem recuperaremos a queda do ano passado. De qualquer forma, já dá para levantar o astral e encarar melhor este ano de 2021.
ACERTOS
A atual administração municipal tem acertado muito mais do que errado. Comparado com anteriores dá de 10. Ainda neste sábado haverá expediente na Prefeitura para adiantar as horas do ponto facultativo do dia 4 de junho, quando se comemora Corpus Christi. Como cada município só pode ter 4 feriados municipais no máximo por ano a Prefeitura decretou ponto facultativo. Neste caso as horas têm que ser compensadas. Os prefeitos anteriores nunca deram bola para isso e ponto facultativo era como se fosse feriado mesmo. Agora a brincadeira acabou.
ERROS
Por falar em acertos, os erros cometidos nesta gestão são menores. Ela acertaria se arrancasse o passeio público fora no centro, que é horrível e colocasse outro no lugar. Tem que ser mais bonito, gente! O centro é o cartão postal de uma cidade. E botaram há poucos anos esta porcaria de passeio público.
SINALIZAÇÃO
A mesma coisa acontece com placas de sinalização do trânsito. São um horror! Se as pessoas reparar elas foram feitas como se o trânsito fosse composto de 99% de motos e apenas 1% de carros. Elas falam mais em motos do que carros. Quem mandou fazer estas placas. Deve ser o diretor de trânsito da época, que não deve entender bulhufas. É só ele dar uma olhada na frente do Centro Comercial e no outro lado da rua para ver o absurdo do que estou falando.
CICLOVIA
A Prefeitura começa aos poucos a instalar uma ciclovia na Colônia Japonesa. O acostamento da estrada começou a ser aterrado. A iniciativa é boa porque o ciclismo é uma das atividades esportivas que mais cresce no Brasil. É uma grandeza o que se vê de bicicletas circulando pelas ruas e estradas nos fins de semana.
TOMBOS
Os tombos também aumentam. O prefeito já se arrebentou. Um conhecido comerciante que tem rede de lojas de calçados também se esborrachou outro dia. E, por último, Donato Dilly, que por várias eleições municipais foi cotado para ser candidato a prefeito e nunca aceitou. Todos pararam nos hospitais.