Panela de Pressão

Ivoti: vendas, mais importantes, balanço, nada mais, gatilho

27/12/2021 - 06h00min

Atualizada em 27/12/2021 - 11h01min

Panela de Pressão
Raul Petry – colunistas@odiario.net

 

VENDAS

O Natal é a mais importante data comercial do ano. Hoje em dia, com a chegada do Black Friday, a ordem das datas comerciais mais importantes deve ter mudado, porque o Black Friday chegou para valer. É uma cópia dos Estados Unidos, onde funciona para valer. Aqui no Brasil as promoções não são tão importantes como lá, onde os caras dormem na fila, entram no estabelecimento de manhã e só saem quando a loja estiver com as prateleiras vazias. Lá eles carregam de tudo nas costas, porque vale realmente a pena. Aqui os descontos são menores e não vale tanto a pena. No entanto, isto está mudando, e já tem promoções no Black Friday que realmente valem a pena.

MAIS IMPORTANTES

Na verdade, as datas comerciais mais importantes são o Natal, seguido pelo Dia das Mães, Dia das Crianças, Dia dos Pais, e só aí vem o Black Friday. A data número 1 é disparado o Natal. Nesta data o comércio deve vender mais do que as demais todas somadas. E neste ano o balanço deve ser bom, porque o comércio esteve movimentado, principalmente na última semana. No ano passado a Covid ainda estava muito presente entre nós e prejudicou as vendas de Natal. Neste ano devem ter sido melhores.

BALANÇO

Por falar em balanço, já dá para fazer o balanço de 2021, já que na última semana não acontece nada de importante. A começar pela Câmara Municipal. Está de recesso e vai começar o ano com presidente novo. Não é que este foi o fato mais importante, já que o presidente da Câmara Municipal não tem muita importância, tanto que nem vota, só em caso de desempate. A escolha do presidente da Câmara é importante politicamente, já que é um fato político e pode influenciar no futuro do município. A indicação dos candidatos a prefeito, por exemplo, é resultado de um jogo político, assim como foi a escolha de Ivanir Mees para presidente da Câmara no ano que vem. De repente, estava ele lá na cabeça da chapa através de um arranjo feito nos bastidores e contra tudo que se sabia sobre o assunto. Quem era para ter sido o presidente foi o vereador Alexandre Borracheiro. O jogo político que pode definir o nome do próximo prefeito já começou. São movidas peças no tabuleiro da política desde o primeiro ano. Como o presidente da Câmara é eleito todos os anos, pode-se ter uma ideia do que vem por aí.

NADA MAIS

Em termos de Legislativo, a escolha do presidente é desimportante. O que é mais importante são as leis que os vereadores fazem. Depois do que aconteceu com o Ecoparque, nome dado “sugestivamente” para o aterro sanitário pela empresa, talvez a Câmara de Ivoti também perdeu uma ótima oportunidade para votar ainda neste ano uma lei proibindo a instalação de coisa do gênero em nosso território.

GATILHO

Os vereadores de Estância botaram o dedo no gatilho e agiram rápido. Claro que a instalação da empresa seria lá e é lá que a lei se fazia necessário para acalmar os ânimos da população. Mas Ivoti podia ter seguido o mesmo caminho e feito uma lei para Ivoti também. Perderam uma ótima chance de se posicionar com rapidez e prontamente. Fica a sugestão para o ano que vem.

Sair da versão mobile