Panela de Pressão

Ivoti: vento, desunião, dificuldades, Ivoti100, gargalos

21/07/2021 - 06h00min

Atualizada em 21/07/2021 - 09h25min

Raul Petry – colunistas@odiario.net

 

VENTO

A ventania que tivemos no sábado e domingo se chamava antigamente de “minuano”. Quando soprava o Minuano saiam de perto. Foi o que aconteceu no último fim de semana e na manhã de segunda-feira. Quando a temperatura cai de 10 graus e o vento sopra como foi agora, a sensação térmica cai para níveis próximo de zero. O que aconteceu no último domingo. Desta vez não foi por causa do calor que o comércio perdeu movimento e vendas. Foi por causa do excessivo frio. Imaginem uma coisa dessas. O que os comerciantes da região e da serra querem é frio nesta época do ano. É o frio que atrai os turistas. Desta vez foi o frio que afastou os turistas. Na verdade, foi o vento aliado ao frio. Quando sopra o minuano ninguém aguenta. E o movimento na serra foi a metade do que poderia ter sido. Que pena. E no próximo fim de semana as previsões prometem calor.

DESUNIÃO

Importantíssima a iniciativa de algumas pessoas em promover o projeto IVOTI100, que visa dar um rumo para o município nas próximas 43 anos. Este tipo de projeto não sai das ideias se não tiver a participação do poder público. Geralmente a iniciativa tem que partir do prefeito. Várias vezes gestionei junto aos prefeitos para chamar a iniciativa privada a fim de dar um rumo para Ivoti. Um exemplo foi há pouco tempo, quando tínhamos sérios problemas com a Judiciário, que elevava ao grau máximo a fiscalização da coisa pública e nada saía do lugar. É nestas horas de dificuldades que o poder público tem que chamar a iniciativa privada para, juntos, discutir soluções.

DIFICULDADES

Empresas foram fechadas, outras nem tiveram licença para operar e outras ainda tiveram sérias dificuldades para continuar produzindo. O que aconteceu. Ninguém queria vir para Ivoti e investir aqui. O município pegou a fama de não querer a presença de empresas aqui e esta fama chegou a se espalhar até mesmo para longe. Poderia citar vários exemplos mas agora não é o caso de particularizar. O negócio é olhar para a frente e não para trás. Neste período o empresário era visto como alguém que queria o mal de um lugar. Vide o próprio Brasil, onde isto aconteceu por 20 anos e deu no que deu. Uma visão dessas chega a ser um escândalo. E estes que pensam assim, na hora de passear no exterior, vão para a Europa e Estados Unidos e nunca para relíquias como Venezuela ou Cuba.

IVOTI100

Agora com o Ivoti100 parece que alcançamos a união de esforços para debater a cidade que queremos. Ninguém quer ser o dono da verdade, por isso o projeto será debatido com a sociedade. Na semana passada foi feita a apresentação oficial do projeto na CDL. Lideranças e ex-prefeitos presentes além da comunidade em geral. Um sucesso. Agora vamos ver na prática o que vai dar. Tem tudo para dar certo.

GARGALOS

Mas tem muito a ser feito, principalmente no setor público. Melhorou, é verdade, mas falta muito. Os investimentos no Buraco do Diabo tem que aumentar e muito. O setor viário precisa de grandes obras, voltadas para o futuro e não só para o presente. Parabéns para a administração, que vai investir no asfalto de ruas 3 milhões.

Sair da versão mobile