Conecte-se conosco

Colunistas

Panela de Pressão – 03/09/24

03/09/2024 - 05h00min

Atualizada em 03/09/2024 - 09h09min

Raul Petry

FORA A FORA

O prefeito afirmou dia destes que toda a Av.Presidente Lucena terá a sua tubulação de água trocada e a nova será colocada sobre o passeio público para nunca mais se precisar abrir o asfalto em caso de vazamento. A propósito, esta medida estamos esperando há uns 10 anos. Quando foi criada a Autarquia da Água se imaginava que a troca dos canos velhos e precários, que provocam os vazamentos, seria trocada em pouco tempo. Até agora nada foi feito. Mas se este é o projeto, meus parabéns, embora a demora. Antes tarde do que nunca.

SERÁ FEITO

O problema é que o tempo passa e a obra não inicia. E se não for feito este ano, no ano que vem teremos novo prefeito. Ele vai dar continuidade ao projeto? Este tem que ser um compromisso do ganhador da eleição, seja ele quem for. Como se trata de uma obra necessária, ó óbvio que o próximo prefeito dará continuidade a obra, ou a iniciará assim que assumir o mandato. Não tem mais explicação nenhuma postergar os vazamentos de água todos os dias. Não é crível que continuemos a ter fuga de água de 50% da produção. Esta anomalia vem do tempo da Corsan e lá se vão 12 anos.

CAIXA

Há um desencontro de informações. Sabe-se que a Autarquia de Água não tem caixa por causa dos altos custos. Mas agora surge a informação de que o caixa da Autarquia é bom. Fiquei pensando nisso depois que a Autarquia adquiriu um imóvel na Feitoria Nova para a instalação das placas de energia solar no futuro. O valor cobrado pela água é um dos mais caros da região, mesmo porque seguiu o preço da Corsan na época da municipalização. E o preço da água da Corsan era simplesmente o mais caro do Brasil. Não tinha caixa e agora passou a ter. Mistério.

MORADORES

Saiu a notícia de que pessoas estariam morando debaixo da ponte na Feitoria Nova. A Prefeitura não sabia de nada e respondeu que a ponte é de responsabilidade do Daer. Donde concluo que não é compromisso da Prefeitura evitar este tipo de situação em Ivoti. Cada um chegue a conclusão que quiser.

PAPO FURADO

Uma ponte importante para a região inclusive a nossa é a travessia do Rio Caí entre Nova Petrópolis e Caxias do Sul. Ela foi levada pelo rio e tem um trânsito intenso. O Dnit foi lá dias depois e prometeu reconstruir imediatamente. Fizeram uma ponte alternativa, que também foi levada pelo rio dias depois. Desistiram e foram embora. O Dnit não voltou mais para dar o ar da graça. Agora a ponte será construída pela iniciativa privada sem a participação do governo. É a única solução, pois depender do governo é um tiro no pé.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.