Colunistas

Panela de Pressão – 05/09/24

05/09/2024 - 10h14min

Raul Petry

RECEITA

Uma boa pauta é sobre a evolução das receitas dos municípios. Muitas vezes a arrecadação aumenta por méritos dos administradores municipais, principalmente quando fomentam o aumento da arrecadação como incentivos para empresas, etc. Não é bem o caso de Ivoti, mas também é. A principal causa do aumento da arrecadação é mesmo o aumento da arrecadação a nível nacional. Os municípios são os primos pobres da Federação. Mesmo assim acompanham o aumento da arrecadação no país inteiro como Estados e a União, pois recebem uma pequena fatia do bolo nacional. Só para termos uma ideia, o impostômetro no centro de São Paulo que registra a arrecadação de impostos no Brasil a cada segundo, estava ontem de tarde na marca de R$ 2.422.539.110.220,12 (Dois trilhões e quatrocentos bilhões). Desse jeito, vai passar fácil dos 3 trilhões. E Ivoti se beneficia também do aumento da arrecadação. Com o dinheiro que o tesouro municipal dispõe tem que fazer obras mesmo e é o que estamos vendo.

IMPOSTOS

Só o governo Lula criou 10 impostos novos neste um ano e meio em que está governando. A propósito, o que Lula está fazendo como presidente foi exatamente o que o candidato Lula prometeu na campanha. A única coisa que ele não prometeu foi relativizar a democracia. Falou muito então em democracia, o que não é bem com o que convivemos hoje. De resto, faz exatamente o que todo mundo sabia que faria.

CANOS

O prefeito já havia anunciado há algum tempo que a tubulação de água debaixo da Av. Presidente Lucena seria toda ela trocada ao longo de toda a avenida. A obra iniciou. No entanto, havia entendido errado e fi quei um pouco chateado e triste. A tubulação de água tinha que ser colocada nos dois lados do passeio público e não no leito da avenida. Trata-se de um avanço mas não é o ideal. Não fui olhar ainda e tenho que me inteirar melhor da obra. Ao mesmo tempo, temos outro problema. O marco do saneamento básico estabelece que até 2033 a cidade tem que tratar o esgoto de 100% da população. Faz 10 anos que sabemos disse. No entanto, ninguém fez nada ainda para chegar em 2033 com a meta cumprida.

FUGA

Poucos tem ideia, mas a verdade nua e crua é essa. 50% da água potável que produzimos para fora. Outro dia, um funcionário de empresa terceirizada disse que para um vazamento brotar na superfície, muita água já se perdeu. Primeiro ela vai para baixo e só depois, quando não tem mais para onde ir, ela sobe para a superfície. É uma constatação óbvia, mas ninguém se apercebe disso. E convivemos com este problema há 12 anos. Muito poucas medidas foram tomadas até agora para diminuir a fuga de água.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário