Colunistas

Panela de Pressão – 05/11/24

05/11/2024 - 06h00min

Atualizada em 05/11/2024 - 09h13min

Raul Petry

RUA TUIUTI

Vi em algum lugar que a Rua Tuiuti será asfaltada no Buraco do Diabo. O trecho liga o Núcleo a VRS-873, são 900 metros de muita poeira que precisa ter um fim. Menos mal que já tem empresa contratada para a realização do asfalto num valor ao redor de 700 mil reais.

INTERNET

O sinal da internet em Ivoti tem alguns locais que simplesmente não pega. E olha aonde. A 300 metros do centro da cidade. Em outro trecho, quando se vai para Nova Vila, também não tem sinal. E, assim, tem vários outros locais, inclusive na zona urbana. Tem explicação para isso no limiar de 2025? Ainda há pouco tempo, não tinha internet no Núcleo de Casas de Enxaimel. Tinha ali 20 mil pessoas tentando se comunicar e negativo. Isso não tem cabimento. Não dá para entender como não tem internet aqui na zona urbana de cidade de 25 mil habitantes, a 50 quilômetros de Porto Alegre, a 10 quilômetros de Novo Hamburgo. AMAZÔNIA Não tem aqui, mas tem em toda a Amazônia. Os índios na Amazônia tem internet e nós aqui em Ivoti temos estes pontos obscuros onde a internet não chega. Esta seria uma boa pauta ainda para o atual governo, mas principalmente para o futuro prefeito. Acho que merecemos uma resposta da autoridade pública. No Núcleo de Casas de Enxaimel o problema foi resolvido. Estamos quase em 2025, com tecnologia abundante para cobrir o mundo de internet, e nós aqui em Ivoti temos que catar sinal nestes pontos cegos.

ESCARAMUÇAS

Com as escaramuças que envolveram o X no Brasil nos últimos tempos, a Starlink, que também é do bilionário Elon Must, cobre praticamente o mundo com satélites fornecendo internet. Por isto que citei as tribos de índios na Amazônia, que são servidas de internet a 1.000 quilômetros mato adentro e longe da civilização. Basta eles ter o aparelho fornecido pela Starlink que a internet chega. Temos governo para que? Só para cobrar impostos? A internet hoje em dia é um gênero de primeira necessidade. É quase como um prato de comida e aceitamos que não tenhamos internet em plena zona urbana. Alguém precisa resolver isso. Até que ponto o poder público local pode interferir não sei.

STARLINK

Voltando a Starlink, como ela tem satélites sobre todo o território, podia cobrar os vazios que temos sobre o nosso território. Não só aqui em Ivoti, como em todo o território gaúcho. Só a polêmica que envolveu a empresa recentemente, nos deu uma dimensão do que ela representa nos dias de hoje. Nada de cabos, nada de fibra ótica. Agora a internet se propaga via satélite. Este deve ser o futuro que está ao nosso alcance. Quando tribos de índios na Amazônia tem internet e aqui o nosso território não está completamente coberto, dá o que pensar.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário