Colunistas
Panela de Pressão – 08/10/24
Raul Petry
5 x 4
Com relação a Câmara de Vereadores, teremos um placar a favor da administração de 5 x 4. Isto quer dizer que Valdir terá maioria para trabalhar com um certo conforto. O pior dos mundos para um administrador público é depender de um legislativo avesso as iniciativas da administração. Aí as coisas ficam difíceis e isso acontece mais quando se trata de Assembleia Legislativa e Congresso Nacional. Nos municípios há mais camaradagem e só quando as coisas encrespam é que acontecem rejeição de projetos. Querem ver um projeto que é votado todos os anos e jamais vi um desse tipo ser rejeitado. Trata-se de aumento para o funcionalismo. Os vereadores aprovam imediatamente, quando não querem dar mais ainda. Só não dão mais aumento porque é proibido um vereador aumentar despesa.
CHAPA PURA
É muito difícil alguém entrar numa eleição com chapa pura, sem coligação com um outro partido. O PP este ano fez isso, mesmo porque em Ivoti temos dois ou três partidos de verdade e mais alguns que não representam nada. Um que está moribundo é o tradicionalíssimo MDB. Ele está na situação em que o último que deixa o partido que apague as luzes. O PT nunca coligou com ninguém em Ivoti e sempre concorreu sozinho, com chapa pura, mesmo porque aqui não tem os partidos satélites tipo PSOL, PCdoB, entre outros para coligar. E desta vez o PT não se houve bem porque não elegeu ninguém. Desde a década de 90, logo depois da fundação do PT, o partido sempre tinha um representante. Pela primeira vez neste ano não terá assento no Legislativo de Ivoti, um fato praticamente inédito desde a criação do partido na cidade.
TOPO
Os vereadores mais votados foram os do PP, Pires, Marli Heinle Gehm, Dejair Machado e Arlei. Logo em seguida veio Armando com 620 votos. Estes cinco formarão a bancada do governo. Na oposição se elegeram Volnei Gross com 707 votos, do Republicanos e Marcio Guth, com 677 votos, do Podemos. Os que menos votos fizeram foram Ivanir Mees, com 534 e Rodrigo Erhart, com 380 votos, do Republicanos e Podemos respectivamente. Os dois últimos entraram pela média. Portanto, ficou bastante parelha a composição da Câmara de Vereadores.
ARENA
No tempo em que o PP se chamava Arena, a composição da Câmara de Ivoti no começo da década de 70 tinha só vereadores da Arena. Depois surgiu o MDB pra fazer dobradinha com a Arena. Portanto, a renovação da Câmara de Ivoti neste ano foi uma das mais altas. Ela chega a 55% dos vereadores. Cinco não voltaram mais e só quatro permaneceram. Satoshi ficou na suplência do PP. Mesmo sendo segundo suplente, provavelmente o prefeito Valdir vai puxar dois nomes para ocupar cargos na administração a fim de abrir vaga para Satoshi. Se isto não acontecer, ele vai ter um piripaque.