Conecte-se conosco

Colunistas

Panela de Pressão – 12/11/24

12/11/2024 - 06h00min

Atualizada em 12/11/2024 - 09h25min

Raul Petry

PRESTAÇÃO DE CONTAS

O vereador Volnei Gross solicitou a prestação de contas da última Festa do Colono e também da Feira das Flores. Não conheço uma Prefeitura sequer que faz a prestação de contas devida. Em Herval eles prestam contas porque lá a Festa da Batata dá muito lucro. Aqui da maneira como foram concebidas o Kerb, por exemplo, se trata de um evento que dá um bom resultado para a Prefeitura. Mesmo assim para ter a prestação de contas tem que pedir. Tem prestação de contas de eventos de uma Prefeitura da região, que um vereador pede há mais de 4 anos e até agora não foi feita a devida prestação. O prefeito inclusive já morreu.

CALÇADAS

Vamos chamar os passeios públicos de calçadas. É assim que as pessoas cresceram e se referiam as calçadas. Sou do tempo em que Ivoti nem tinha nenhuma calçada. No centro haviam pés de cinamomo, isto mesmo, pés de cinamomo e a calçada era de chão batido, propício para jogar bolinha de gude. Hoje em dia, discute-se muito as calçadas, por vários motivos. O responsável pela calçada é o proprietário e muitos deles não se preocupam em fazer a calçada. Muitas vezes por ignorância, nem sabem que o compromisso é seu. Por isso o vereador Ivanir Mees quase implorou para se fazer uma campanha a fi m de resolver este problema das calçadas.

LETRA MORTA

Quando Paulo Buchmann era o prefeito tomou–se uma decisão drástica com relação às calçadas. Ele fez uma lei que obrigava todos os proprietários a fazer a calçada. Aqueles que não fizessem, a Prefeitura ficou de fazer e o valor ia ser cobrado de cada um. Acho que a lei virou letra morta. A ideia da campanha é boa, a iniciativa do então prefeito Paulo era boa, estamos cheios de boas intenções. Mas por que então não funciona? Tenho uma sugestão para o novo prefeito, que logo, logo tomará posse. Faça um projeto de passeio público ao longo de toda a Av.Presidente Lucena e a Prefeitura faz o passeio público, igual, uniforme. As vantagens são muitas, principalmente o embelezamento da cidade. A cobrança discute depois. Primeiro faz e depois cobra. O município tem dinheiro para fazer o passeio público. 30% dos proprietários pagarão por livre e espontânea vontade. Assim teremos uma cidade bonita como todos nós sonhamos.

100 ANOS

Só os usuários que usam as calçadas para saber o sofrimento que é andar por elas. Existem verdadeiras rampas, calçadas quebradas que provocam tombos, vazamentos de água, trechos que nem tem, você encontra de tudo. Isto que na Av.Presidente Lucena e na Rua São Leopoldo, as mais importantes. Pior que as calçadas de Ivoti só mesmo a situação dos postes com o emaranhado de fi os. Olhando para eles, parece que estamos vivendo há 100 anos.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.