Colunistas
Panela de Pressão – 15/05/24
Raul Petry
PERPLEXO
Sinceramente fiquei perplexo quando vi a inquirição da secretária da Educação pelos vereadores de Ivoti na última segunda-feira. E este ano tem eleições municipais. Eu mesmo me pergunto se vale a pena ir votar. Se é para eleger numa Camara como essa, sinceramente não vale a pena perder tempo. Os vereadores vão lá só para bater o ponto. Diante da pantomima de ontem, como é que se sentiram os pais que foram ofendidos pelo senhor Paulo Fochi, ameaçados até de cadeia. O que aconteceu com a educação de Ivoti foi muito sério nos dois episódios. Ambos os projetos contratados pela Semec envolvem doutrinação, com maior ou menor grau e a secretária não precisou nem mesmo responder uma única pergunta sobre o assunto. Sabe-se que a doutrina do partido ao qual Paulo Fochi pertence tem um projeto de doutrinação e projeto de poder em si. E eles estavam atuando em Ivoti, começando a plantar a sementinha de sua doutrina, sem os pais ter o menor conhecimento.
SEM MALDADE
Acho que a Semec agiu sem maldade, foi desconhecimento de causa mesmo. Poucos estão habilitados em extrair do âmago de projetos como estes o que eles contém no seu interior. Por fora se apresentam lindos, dóceis e dão a impressão de que só trazem o bem. Mas no seu interior estão escondidas verdadeiras arapucas para levar as crianças a um terreno que os pais não sabem. Nunca ninguém colocou a qualidade da educação de Ivoti em xeque. Mas esta nesga de doutrina que começou a pairar sobre as nossas crianças têm que ser extirpada na raiz. Ainda bem que Paulo Fochi perdeu a cabeça, literalmente surtou num belo dia, e botou pra fora a fera que residia no seu interior. Segundo a secretária, o projeto Obeci só foi cancelado em Ivoti por causa do destempero do seu criador, e não pela inclinação política que contém. As nossas escolas têm que ser politicamente neutras e não ceder ao canto da sereia de verdadeiras vertentes políticas que só pensam no domínio da mente indefesa das crianças.
VOLTANDO
Agora voltando ao desempenho de nossos vereadores. A julgar por eles estamos perdidos. Eles não estão preparados para o mandato que exercem. Na noite de segunda-feira dá para dar notas 2 aos vereadores Ivanir, Pires e Volnei, que não fizeram por merecer mais, mas pelo menos tocaram de leve no assunto. Um outro vereador fez um longo discurso de dissimulação, falando, entre outras coisas, que o nosso professor tem que ser mais valorizado, desviando completamente do foco em questão. Foi uma das páginas negras da nossa egrégia Câmara Municipal. Tinha uma oportunidade de ouro para dar uma grande satisfação a comunidade de Ivoti e não aproveitou. Fico pensando as vezes o que se passa na cabeça deles para serem tão omissos. Todes eles no conjunto merecem nota zero.