Conecte-se conosco

Colunistas

Panela de Pressão – 15/08/24

15/08/2024 - 05h00min

Atualizada em 15/08/2024 - 09h35min

Raul Petry

FORA DO AR

É impressionante como a lacração chegou nas eleições municipais. A palavra lacração é um eufemismo que se usa hoje em dia para explicar que determinada coisa não é bem-vinda ou mesmo proibida, sujeita a punição. Um legítimo ato de lacração é o fato de muitas Prefeituras sequer estarem com suas redes sociais no ar, simplesmente por medo de sair algo postado quer vai contra a legislação eleitoral. Mas como? Nem o prefeito tampouco o vice são candidatos a qualquer coisa. Pelo, sim, pelo não, preferem deixar fora do que correr o risco de invadir a esfera eleitoral. A que ponto que chegamos. Outro dia um amigo me contou que flertou com uma moça e ela se ofendeu, considerando aquele ato assédio sexual. A moça entrou com ação na Justiça.

GRAÇA

As coisas perderam a graça. Você tem que cuidar cada palavra que pronuncia porque o policiamento existe em torno de você. Todo mundo pode ser o que quiser. Antigamente havia muita restrição aos homossexuais. Hoje em dia parece que virou moda. Não existe mais isso, cada um que seja o que quiser. Neste aspecto as coisas melhoraram e também com relação à cor da pele. Louvados sejam todos nós.

GALHOS

A cidade de Ivoti está tomada de entulhos de árvores de novo. É a época da poda e os galhos têm que ficar nas ruas para serem recolhidas pela Prefeitura. Este é o problema. Repete-se em menor grau a experiência terrível do ano passado, quando Ivoti virou um depósito de galhos a céu aberto. Não sei se ainda é usado o triturador. Se é, meus pêsames. Porque não fazem que nem Nova Petrópolis, que tem um caminhão com equipamento que abre dois braços e recolhe os galhos o chão e joga no caminhão. Dali vão para uma área onde apodrecem naturalmente. Por que Ivoti não faz o mesmo? Área temos no antigo e esquecido Ceami. Falam que não temos licença para fazer isso. Como Nova Petrópolis tem? Até parece que as duas cidades ficam, cada uma, num país diferente.

PLANO

Este assunto tem que constar nos Planos de Governo dos dois candidatos. A população precisa saber o que eles pensam sobre o assunto. A eleição veio em boa hora para o candidato da administração municipal dizer o que pensa sobre o assunto. Se é para continuar com o triturador terceirizado ou licenciar uma área como os outros municípios fazem. Alô, candidatos, se os Planos de Governo estão prontos e nada consta sobre este assunto, teriam que refazê-los ou incluir um adendo sobre o assunto. A cidade virada num depósito de lixo é o fim da picada.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.