Conecte-se conosco

Colunistas

Panela de Pressão – 15/10/24

15/10/2024 - 05h00min

Atualizada em 15/10/2024 - 09h51min

Raul Petry

CORRELAÇÃO

A correlação de forças na Câmara Municipal não se alterou. Ficou nos mesmos 5 x 4 para a situação. O prefeito Valdir achava que a sua legenda elegeria 6 vereadores. Bateu na trave. Candidatos bem votados não faltou. Faltou legenda mesmo. Desta maneira a oposição ficou com quatro, o que ficou superinteressante. Num determinado momento da apuração parecia que a oposição só elegeria dois vereadores. Menos mal que o pessoal teve que pegar calculadora e quebrar a cabeça para saber como ficaria no final das contas. E no final das contas o placar ficou em 5 x 4, diria de bom tamanho.

CENTRÃO

Aqui em Ivoti não tem esse negócio de Centrão. Estas definições acontecem mais na política nacional. Quem se importa que os cinco vereadores que se elegeram pelo PP são do Centrão. Ninguém está ligando para o espectro político mais amplo como no centro do país. A nível de Congresso Nacional sim, ali é que são elas por elas. Mas aqui em Ivoti não tem isso. Se olharmos por esse ângulo não tem um único vereador de esquerda. São todos de dentro e da direita. E aposto que tem vereador que nem sabe se pertence à esquerda a centro esquerda, se pertence à direita ou a centro direita. Esse jargão político não existe aqui no interior do Brasil. Aqui os vereadores são ivotienses e se preocupam com as coisas daqui, não importando a qual sigla pertencem. Só tinha um partido da esquerda, que é o PT, de longa tradição em Ivoti. Desta vez não elegeu ninguém para a Câmara Municipal.

SE FORAM

Dos velhos partidos de Ivoti, perderam espaço o PSDB, o MDB, o próprio PT, o PFL. O PSB continua na mesma toada. Alguns desses aí nem existem mais e se transformaram em nova sigla conhecida como União Brasil, Republicanos, Podemos, etc. Desses aí só não temos União Brasil em Ivoti. O Partido Novo, da direita e um dos mais autênticos, não tem em Ivoti. Mas o PL em Ivoti e o partido tinha até candidato concorrendo a vereador. De qualquer forma, o que se nota em Ivoti é o mesmo que acontece a nível nacional. Os partidos de esquerda perdem espaço para os do centro e direita. Este fenômeno é nacional e vem se revelando cada vez mais verdadeiro. Pesquisas revelam que o brasileiro na sua maioria é devoto a uma religião e conservador por natureza. PRISMA Por este prisma temos em Ivoti predominantemente partidos do centrão. O PP é do centrão, com cinco vereadores. O Podemos idem, elegeu dois vereadores. E o Republicanos também é do centrão. Portanto, nem de esquerda e nem de direita. O PL e o PT não elegeram ninguém, tampouco o PSB. É tudo do centro. Menos mal que ninguém liga para a natureza política dos partidos. Nem o povo, que vota nas pessoas e não nos partidos.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.