Conecte-se conosco

Colunistas

Panela de Pressão – 16/05/24

16/05/2024 - 06h00min

Atualizada em 16/05/2024 - 09h10min

Raul Petry

PRECISA MESMO?
Cada vez mais se debate se realmente temos necessidade de entregar tanto dinheiro na mão dos políticos e eles passam a dizer o que devemos fazer e o que não. Bem, pra início de conversa, a metade do dinheiro que entregamos para eles vai fora. A outra metade ainda tem serventia, mas daquele jeito, devagar e nunca. O governo até criou uma pasta nova, Ministério da Reconstrução. Vem a calhar, mas de todo dinheiro que entra, o que sai direto na veia, convertido em obras de fato, uma boa tarde vai fora.

GRINGOS
Neste ponto os gringos da serra estão dando para todo o Brasil belos exemplos. Primeiro foi em Nova Roma do Sul, aquele minúsculo município que construiu a ponte por 6 milhões e o governo fez um primeiro orçamento de 26 milhões. Foi notícia no Brasil inteiro. Todo mundo pensava que a ponte construída pelo povo por tão pouco dinheiro, ia cair na primeira enchente pra valer. Pois bem, teve a prova de fogo neste mês e resistiu bravamente. Aprovada.

CAXIAS
Agora em Caxias, os gringos de novo deram uma bela demonstração de coragem e de que não estão para brincadeira. Na Vila Cristina, a BR-116 desapareceu. Eles foram lá e disseram que iam restaurar a estrada em três dias. O Dnit disse que não tinha prazo para fazer a obra. No mesmo dia meteram a mão levando para a obra 100 carretas de pedras. Acho que estes exemplos de indignação e mostrando esta indignação a qualquer custo, vai ser a regra a partir de agora. Ninguém mais quer ficar sentado, esperando pelo estado. Pesado e lerdo, o estado brasileiro perdeu completamente a sua finalidade principal, que é servir o povo. Só se serve do povo.

COMO SERIA
Por fim, não custa imaginar como seria Ivoti se não precisássemos pagar tantos impostos. De 950 milhões que geramos de riqueza por ano, não ficamos nem com 200 milhões. O resto vai tudo embora, a grande parte para o governo federal. Mas acho que o estado, cuja capital é Porto Alegre, é mais desnecessário que a própria União, de acordo com o nosso sistema vigente. Aliás, para que serve o estado. Tudo que ele faz a população também pode fazer. Senão tudo, mas 90%. Iríamos ter de 3 a 4 vezes mais dinheiro no bolso, em troca de alguns serviços que faríamos por 3 a 4 vezes menos custo. Seria o ideal para a população.

EXEMPLO
Imagina se a Água de Ivoti fosse do povo e não de políticos, que mandam em funcionários públicos e que mandam em nós. Vazamentos de água certamente não teríamos nenhum. O desperdício de 50% de fuga de água, seria de, no máximo, 10%. Funcionários teríamos a metade. Melhor parar por aí.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.