Conecte-se conosco

Colunistas

Panela de Pressão – 16/07/24

16/07/2024 - 05h00min

Atualizada em 16/07/2024 - 09h12min

Raul Petry
INDEPENDÊNCIA
Uma cena bizarra pode ser presenciada na Rua Independência. Não é qualquer rua, ela é central, fica praticamente no centro de Ivoti. Pois nesta rua havia muitos montes de galhos esperando serem recolhidos. Pois bem, num belo dia, os galhos que ficavam amontoados dentro da rua junto ao meio-fio, amanheceram depositados em cima do passeio público. A rua estava limpa, só ficaram as marcas dos locais onde os montes de galhos estavam depositados.
ASFALTO
Acontece que a Rua Independência será asfaltada e a empresa que fará a obra simplesmente jogou os montes de galhos e entulhos sobre a calçada. Neste caso só pode ter havido falta de comunicação entre a Secretaria de Obras e a empreiteira. No caso da empreiteira, das duas uma. Ou perguntaram para alguém da Prefeitura o que era para fazer e não obtiveram resposta, ou simplesmente foram lá e fizeram o desserviço de jogar os entulhos sobre o passeio público. A Prefeitura poderia dar uma explicação. Ou, ainda, a Prefeitura lavou as mãos, se a empresa que recolhe os galhos é terceirizada. Também pode ter acontecido isso.
DEFINIÇÃO
Finalmente os nomes que concorrerão a prefeito e vice estão definidos. Depois de muito diz-que-disse, eis que teremos Valdir e Borracheiro de um lado e Maria e Milton Mayer do outro. Vai ser uma briga de renguear cusco. Maria arranca na frente. Ela e seu vice são conhecidos, pois já disputaram e ganharam a eleição de 2016. Depois aconteceu a cassação de Maria e ambos saíram fora, dando lugar a Martin e Beto Schneider. Já Valdir é conhecido, mas em termos, não se compara com os adversários. Valdir veio de fora, mas tem os predicados de ser um sujeito extremamente sociável e se mete em atividades que o tornam conhecido. A cidade não é mais tão pequena assim, ele vai ter que bater muita perna para se apresentar e ganhar a confiança do eleitorado.
CAMPANHA
O maior problema é que a campanha propriamente dita só dura dois meses, que passam voando. A campanha oficialmente começa dia 17 de agosto e até lá só atividades extra oficiais. Um sujeito conhecido não precisa muito tempo para fazer a sua campanha. Mas quem não é muito conhecido, precisa correr muito.
GEOVANI
Uma vez, Geovani Feltes tinha um candidato a prefeito de Campo Bom, que não decolou. O que o atual deputado fez. Ele assumiu a campanha 15 dias antes das eleições. Foram 15 dias mesmo. O que aconteceu. O Adversário tinha 50% das preferências e Geovani em 15 dias ganhou a eleição. O cara tem que ser bom de voto para uma proeza dessas.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.