Conecte-se conosco

Colunistas

Panela de Pressão – 17/09/24

17/09/2024 - 05h00min

Atualizada em 17/09/2024 - 09h08min

Raul Petry

PLANO DE GOVERNO
Podem dar o nome que quiser, mas a menos de 3 semanas das eleições, tem candidato que ainda não fez um Plano de Governo. O candidato Valdir Ludwig, no entanto, “já” tem o seu Plano de Metas. Contudo, preciso discordar dele. Aquilo ali não é um Plano de Metas. Mais se parece com o organograma de funcionamento da Prefeitura do que propriamente um Plano de Metas. O dito cujo tem nada mais nada menos do que 200 tópicos divididos pelas diversas áreas de atuação. A ênfase é sempre na saúde. Os candidatos devem ter em mente a importância da saúde na vida das pessoas e carregam demais as tintas na pintura do Plano de Metas da área da saúde. Por exemplo, o Plano de Metas de Valdir tem a seguinte meta: ‘aumentar o número de psicólogos’. Um negócio desses não pode constar no Plano de Metas de um candidatos a prefeito. Aumentar o número de psicólogos, aumentar o número de médicos, aumentar o número de especialistas, etc. Nunca se vê diminuição do número de funcionários onde tem demais.

DETALHISTA
As pessoas por natureza são prolixas, ou seja, não sabem ser objetivas. É uma briga eterna com os repórteres para resumir mais as matérias. Sinceramente, estava muito curioso para ver o Plano de Metas do candidato Valdir, mas quando contei o número de páginas, não olhei mais nada. Deixei para ontem de noite dar uma olhada, já que do outro lado nem isto foi feito ainda. São os detalhes que não interessam a ninguém que tiram o apetite para as pessoas ler alguma coisa. E o Plano de Metas de Valdir tem cerca de 200 tópicos. Ele mais se parece com o organograma de uma empresa. Ou o Memorial Descritivo de uma obra, ou um quadro de cargos e funções de funcionários de órgãos públicos.

CONTATO
Tive contato com Valdir há semanas e gostei de propostas que ele quer colocar em prática. Mais ainda pelo fato de humildemente pedir a opinião das pessoas sobre determinadas metas. Propostas importantes, que valem mais do que 90% do que está escrito ali, se perdem naquele emaranhado de propostas. O autor do Plano de Metas quis ser minucioso, ou achou que as pessoas olham para o volume, o que não é verdade. Ninguém quer perder tempo lendo o que não interessa. Tem ali no máximo 10 propostas que realmente interessam para a cidade e o resto é chover no molhado. Valdir pecou no varejo, no mais do mesmo. Ivoti precisa um prefeito que diga que vai crescer 30% em 4 anos e como pretende fazer isso. Eu gostaria de um Plano de Metas exíguo, mas que diga para onde vamos no que depender dele se vencer.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.