Colunistas

Panela de Pressão – 18/10/24

18/10/2024 - 09h22min

Raul Petry

FEIRA DAS FLORES

Será neste fi m de semana a tradicional Feira das Flores, que chega na sua 17⁠ª edição. Ela foi criada numa das gestões de Maria, para preencher um vazio que havia na cidade com relação a um evento que estivesse relacionado com flores, já que Ivoti era a cidade das flores. Nos próprios documentos da Prefeitura cita como Ivoti sendo a Cidade das Flores, sem que isso fosse correspondido de fato. Na prática muito pouco se fazia para realmente ser uma cidade que pudesse ser chamada com este nome. Éramos uma cidade das flores sem flor. Não deixa de ser uma fraude principalmente para os visitantes que são atraídos para a cidade e não encontram flores, ou muito pouco. Com a Feira das Flores este problema foi diminuído, se é que dá para chamar de problema.

ABERTURA

A solenidade de abertura da Feira das Flores será na noite de sexta-feira para convidados e shows. De resto, sexta de noite não haverá uma atração muito especial, mesmo porque o público mesmo vai comparecer no sábado e domingo. Estes dois dias prometem. Tem o tempo bom a favor, pois as previsões são as melhores. Parece que estou antevendo centenas de pessoas deixarem o Núcleo de Casas de Enxaimel lotado e muita gente comprando fl ores e plantas. Depois tem ainda a gastronomia, que sempre é bem variada. E os shows que proliferam por toda a parte. O que acho que falta em todos os eventos no núcleo são as bandinhas típicas. Tem bandinhas mas não no número ideal. Tem eventos por aí onde você vê um grande número de bandinhas e aqui não passam de uma ou duas.

PRIMEIRO PEDIDO

O que esperar do próximo prefeito a respeito das f l ores. Sei que “falta dinheiro” para a construção de mais um sanitário ao menos feminino, pois é o que se escuta da administração municipal. Banheiros químicos as pessoas não gostam de usar. Segundo a secretária do Turismo podia-se optar também por containers. No entanto, o investimento é muito grande. Parece que custariam em torno de 32 mil reais. Pelo jeito vamos terminar o ano que o número ideal de sanitários femininos. O que existe não dá conta, pois o público é sempre muito grande. O próximo prefeito deve pensar neste assunto com muito carinho. As mulheres merecem mais conforto na hora de usar o banheiro. Ninguém gosta de ficar numa fila de sanitário. Se pudesse ser evitado este fato já seria uma grande coisa.

SEGUNDO PEDIDO

O segundo pedido que o próximo prefeito deve dar atenção especial é com relação a infraestrutura de chegar e sair do Núcleo em dias de grandes eventos. É difícil chegar e mais difícil ainda ir embora. Na última Feira do Mel a cidade literalmente colapsou. Todas as vias de chegada ao local estiveram com o trânsito engarrafado. E tem solução. O prefeito atual e o futuro sabem qual é a solução e sem muito investimento.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário