Colunistas
Panela de Pressão – 21/10/24
Raul Petry
FLORES
O primeiro fim de semana da Feira das Flores foi nesta sexta, sábado e domingo. O público foi inferior ao do ano passado. Espera-se que no fim de semana que vem, o último, a lotação seja completa. Pode ser que um pouco seja reflexo do colapso no acesso ao Núcleo de Casas de Enxaimel que aconteceu no meio do ano. As pessoas não querem perder tempo sentadas em um carro num engarrafamento, coisa que a maioria delas enfrentam no dia a dia. A cidade de Gramado anda perdendo visitantes nos últimos três anos. Conclusão a que chegaram: a cidade não comporta mais gente, o trânsito entrou em colapso, não há lugar para estacionar, é muita gente para visitar uma cidade pequena onde cabem bem menos. O Natal Luz de Gramado perdeu público nos três últimos anos e há grande preocupação de todos por causa disso.
DESCASO
Aqui há um certo descaso com relação ao acesso ao Núcleo de Casas de Enxaimel. Medidas foram tomadas a bem da verdade, como o novo estacionamento, a construção da passarela sobre o rio, mas nada que facilite o acesso do público. Infelizmente já se criou a fama da dificuldade para chegar nos grandes eventos, o que afasta público. Ainda mais depois do colapso da última Feira do Mel. O próximo prefeito promete tomar providências, desde melhorar o acesso quanto a evitar enchentes. Com relação às0 enchentes sou obrigado a discordar de Valdir no que tange ao que fazer para combater as enchentes. O problema não é aqui. O maior problema começa em Lindolfo Collor e vai até o rio desaguar no Cadeia e daí no Rio Caí. Ali a água represa e não consegue seguir seu fluxo normal, dificultando o curso normal do Rio Feitoria.
FAMILIAR
A Feira das Flores é uma feira familiar tal qual a Feira do Mel. Muitas famílias com seus cachorrinhos passeando pelo Núcleo de Casas de Enxaimel. E muita gente comprando os seus produtos, desde flores, plantas ou simplesmente algo para comer. A Feira das Flores é a mais linda de todas. A decoração inspirada em flores é muito bonita, você sente o cheiro de flores no ar. Neste ano se mudou um pouco o palco central, que ficou da metade do tamanho. E se investiu mais no outro lado da Adoma, onde teve shows da programação oficial e atrações diversas. Duas senhoras que vieram de Canoas disseram que foi a melhor coisa que fizeram ao tomar a decisão de vir a Ivoti. Elas estavam encantadas com o clima da Feira, o ar puro, a beleza do lugar. Elas só lamentaram que não tinham trazido os seus pets, pois não sabiam que poderiam trazer. Prometeram voltar no próximo fim de semana com os pets. O que se constata numa Feira como essa: o público é de 95% de pessoas de fora de Ivoti. Poucas pessoas da cidade visitam a Feira.