Colunistas

Panela de Pressão – 22/07/24

22/07/2024 - 05h00min

Atualizada em 22/07/2024 - 09h36min

Por Raul Petry

KOLONISTENFEST
Tal como acontece com as eleições, a festa que perdeu parte do seu charme é a Kolonistenfest, que outrora tinha o desfile como hoje na parte da manhã e na parte da tarde era uma das maiores festas do município. De uns tempos para cá, ela continua bonita, o desfile é temático e atrai muita gente para a avenida na parte da manhã. A partir do meio-dia é serviço almoço numa localidade sempre diferente e a festa continua lá. Ela continua igual, mas não é mais tão concorrida como antigamente. Neste domingo foi na localidade de Nova Vila. Foi uma forma que encontraram para valorizar as localidades do interior, mesmo porque onde se vive da agricultura é no interior e não no centro da cidade.

AUSÊNCIAS
Pouco gente notou a falta deles, mas a verdade é que as autoridades municipais como prefeito, vice e vereadores não participaram do desfile do colono na manhã de domingo. Será que foi por causa da legislação eleitoral, que proíbe ou ao menos deixa na dúvida se quem é candidato pode participar do desfile ou não. Aliás, a legislação eleitoral é o fim da picada. Como ela é dúbia em vários artigos, na dúvida ninguém quer arriscar uma eventual eleição nas urnas. Uma pergunta aos legisladores: qual a vantagem que um pré-candidato pode ter numa eleição se caminhar no meio da rua, sem pedir voto para ninguém. Chega a ser ridículo, eventos não ter a presença de pré-candidatos por causa da legislação eleitoral. Mesmo os vereadores que não são candidatos também não se fizeram presentes.

200 RUAS
A Prefeitura de Ivoti está asfaltando 54 ruas numa tacada só, com investimentos de 12 milhões. A moça que faz a propaganda das obras, revela que nunca antes aconteceu isso. Ela fala e as máquinas trabalham. Aliás, o serviço público tinha que dar esta resposta sempre, nos quatro anos do mandato. Os municípios tinham que estar virados em obras, ruas bem sinalizadas, asfalto por toda parte. Assim é lá fora, onde se gasta 10% da arrecadação com salários contra 50% aqui. E não é só salários o problema. Some-se a isso a roubalheira e desperdício generalizado. É gente demais e ganhando cinco vezes mais que o resto da população. Os municípios são os primos pobres da federação e, mesmo assim, podiam fazer muito mais Nossas cidades podiam estar viradas em canteiro de obras sempre. Porque lá fora é diferente. Porque lá se contrata só o número necessário de funcionários como é na iniciativa privada. Aqui é diferente. Aqui o dinheiro não tem dono depois que os impostos são pagos. Cai numa vala comum onde tem milhões de pessoas no Brasil inteiro querendo pegar o seu pedaço. Ivoti chama a atenção por causa de tudo um pouco como todos os municípios. Economizam durante 3 anos e no quarto sai algumas obras. Ainda fazem muito com o pouco que ganham comparado com o Estado e o Governo Federal.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário