Conecte-se conosco

Colunistas

Panela de Pressão – 23/09/24

23/09/2024 - 05h00min

Atualizada em 24/09/2024 - 09h23min

Raul Petry

ESQUISITO

Esta eleição deste ano está sendo a que menos barulho faz. Não se viu até agora um único comício. Você já viu uma eleição sem comício? Andei ontem por cinco municípios e não se viu resquício de campanha há duas semanas da eleição em nenhum deles. É como se não tivesse eleição este ano. Está muito esquisito. E é igual em todos os municípios da região e não deve ser diferente no Estado. Logo agora que os nossos políticos lá de cima resolveram meter a mão na grana dos impostos, que as coisas ficaram assim. Será que tem alguma relação causa-efeito. Não tem muita lógica. Quando o governo não bancava as eleições era uma festa só. Agora que ele está bancando com 5 bilhões as eleições em todo o Brasil, a festa acabou. Isto para mim não tem lógica.

BANNERS/BANDEIRAS

A única coisa que se viu pelas ruas, mas muito pouco, foram alguns banners e bandeiras de candidatos. No entanto, deu para contar numa mão. Em Nova Petrópolis vi o carro de um dos candidatos cruzar numa sinaleira, aliás, a única que tem lá. De resto, nada. Está tudo muito estranho. Nos países ricos as eleições são assim. Será que de alguma ou outra forma estamos imitando os países do hemisfério norte? Creio que não. O que deve estar influenciando muito é a chamada lacração. Você tem que cuidar o que faz para não levar processo. Numa época em que homem vai em banheiro de mulher e vice-versa, numa época em que pregam que não existe mais sexo biológico, e sim, cada um escolhe se quer ser homem ou mulher, numa época em que estamos às portas de uma ditadura ou já a adentramos, o país está na verdade perplexo com tudo que está acontecendo. É verdade, votaram no Lula porque Bolsonaro representava risco para a democracia. Mas quem representava o maior risco foi Lula, que está em fase final da implantação de uma ditadura à lá Venezuela. Era o contrário e não o que propagavam.

EXPLICAÇÃO

Explicação para o esfriamento dos ânimos nas eleições municipais na verdade não tem. Presume-se que seja o enorme descontentamento com a situação política do país. Imaginem, em 2013 vivemos a maior movimentação da história do país, com protestos em praticamente todos os municípios. E tudo começou por causa de 20 centavos de aumento na passagem de ônibus em São Paulo. Seguiu-se a Lava Jato que, pela primeira vez, botou poderosos na cadeia. Quando se imaginava que o país finalmente tinha tomado um rumo, veio a reação lá de cima. Da Lava Jato não sobrou nada. Muito pelo contrário, estamos virando uma ditadura, coisa que se alguém descesse no planeta Terra hoje e alguém lhe contasse, ninguém acreditaria. É claro que isto se reflete no ânimo das pessoas. Passamos a viver numa terra sem lei, ou melhor, com leis que valem só para alguns e para outros não.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.