Conecte-se conosco

Colunistas

Panela de Pressão – 23/10/24

23/10/2024 - 06h00min

Atualizada em 23/10/2024 - 17h12min

Raul Petry

ÀS MOSCAS

Foi dar uma espiada na sessão da Câmara de Vereadores do dia 26 de setembro. Portanto, 10 dias antes das eleições. Em primeiro lugar, houve a apresentação do relatório 2⁠º quadrimestre da administração municipal, que sempre acontece três vezes por ano antes do início da sessão. A funcionária da Prefeitura ficou falando para as paredes. Só estava lá a assessora jurídica. Depois apareceu o presidente da Câmara de Vereadores. Pode ser que tinha mais gente, pois a posição da câmera não alcança a entrada e as cadeiras do público. O atual presidente disse que vai colocar mais uma câmera lá para que todo o ambiente seja alcançado pelas câmeras. De qualquer maneira, este tipo de atividade não agrada muito os vereadores. Eles tem em mente cumprir o horário das 18h30 até o fim da sessão e, quando acontece algo antes ou depois disso, tem pavor.

GENTE!!!

Gente, depois a sessão pegou fogo. Nunca vi os vereadores estarem tão exaltados. Tudo começou porque tinha três candidatos com dívidas com a Prefeitura, um deles de mais de 300 mil reais. Não tem como proibir um sujeito nestas condições de participar do pleito, mas Pires logo achou uma punição caso se eleja. Ele queria fazer uma lei para que o salário do vereador no ano que vem fique retido para pagar a conta primeiro. A discussão foi áspera e sobrou faísca para tudo que é lado. Depois entrou em discussão as ambulâncias. Volnei Gross perguntou onde estavam as seis ambulâncias. Pelo que Pires disse, as duas novas tiveram que voltar para o fabricante em Santa Catarina para serem concluídas, pois não estavam de acordo com o contrato de compra. Outro assunto foi a Rua Coberta que Volnei defende. Segundo ele gastamos por ano perto de 500 mil só de aluguel. O pedido é antigo, e só agora apareceu na LDO a meta da construção. Parece que há resistência do Iphan para a obra sair do papel. Rapaz do céu, foi bonito de ver!

A PERGUNTA QUE NÃO QUER CALAR!

Porque todas as sessões não são assim, com ou sem eleições na véspera. A função dos vereadores é legislar e fiscalizar o Executivo e na prática eles não fazem isso. A esmagadora maioria deles querem paz e amor. Não querem ser incomodados e não querem incomodar ninguém. Temos que criar uma associação de eleitores de Ivoti para exigir o estrito cumprimento do mandato por parte deles. Porque se eles vão lá só para bater o ponto, é melhor ficarem em casa. Ou se vão lá fazer o noticiário dos casos de Covid. O que precisa é discutir os assuntos da cidade. Porque, por exemplo, eles não debatem os 12 anos da Autarquia de Água sem ter feito neste tempo todo um metro sequer de troca da tubulação sucateada herdada da Corsan? Porque não debatem a falta de flores pela cidade que tem a ousadia de se denominar cidade das flores e na prática não é não fosse a Feira das Flores. A Feira dá uma aparência de que o slogan é justo e verdadeiro, mas é pouco. É preciso fazer muito mais.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.