Colunistas
Panela de Pressão – 23/7/24
Raul Petry
MULTIDÃO
Foi de novo lindo o desfile dos colonos no seu dia, em 25 de julho. Foi nesta data que os primeiros alemães chegaram ao estado. Eles foram morar no Buraco do Diabo construindo com o tempo aquelas casas de enxaimel. O lugar foi se deteriorando, até que no começo dos anos 2.000 começou a restauração das casas e com elas se podia fazer festas lá. Aí surgiu a Feira do Mel, a Feira das Flores, O Festival de Cachaça, tudo sendo realizado lá. Mas do ano passado para cá aconteceu um fenômeno que ninguém previa. Nos fins de semana o público invade o Núcleo, são milhares de pessoas que vão lá. O local virou um ponto de encontro, um destino turístico. Lá tem chopp, comida da mais variada, música ao vivo e um local aconchegante como poucos, a 10 km de Novo Hamburgo. A partir de agora tudo tem que ser repensado com relação ao Núcleo.
PLATAFORMA DE GOVERNO
Os dois candidatos a prefeito tem que dar uma atenção mais do que especial para o local. O Núcleo virou uma atração de dinheiro, como se fosse uma empresa que tivesse no mínimo 100 funcionários. Nunca nos esqueçamos que a indústria do turismo é uma das maiores do mundo senão a maior. Tem países que vivem dela, principalmente da Europa. Não podemos deixar de dar toda a atenção ao Núcleo. Precisamos saber o que os candidatos pensam a respeito ao Núcleo. Eles costumam fazer plataformas de governo que não passam de ideias muitas vezes genéricas que nunca se cumprem, mesmo porque não tem foco. Isso tem que mudar. O que o próximo prefeito pensa do Núcleo de Casas de Enxaimel, quais os investimentos que pretende fazer lá, o que vai propor como solução para as enchentes se é que tem, e por aí vai. Ah, quando será asfaltada a Rua Tuiuti. O trecho de 900 metros da Rua Tuiuti tem que ser asfaltado urgentemente. Pelo que depreendo, somente será asfaltado se vier dinheiro de fora. Os prefeitos não gostam de botar dinheiro onde não tem morador. Para eles, investimento sem retorno em voto não vale a pena.
FECHADA
Ontem uma verdadeira multidão invadiu o Núcleo de Casas de Enxaimel e uma das cervejarias lá instaladas estava fechada. Eles provavelmente não se deram conta que todo este público viria até lá sem nenhum evento programado. O local ganhou vida própria, com ou sem evento, desde que o dia seja convidativo. Podem fazer as malas e abrir as portas que o movimento será grande. Tem lugar mais bonito e onde tem atrações para todos os gostos todos os domingos do que lá no Núcleo. Ainda por cima, perto da região metropolitana, que dá um pulinho até aqui? Tinha muita gente que olhava para a Schallen e perguntava porque estava fechada. Vamos se antenar gente!