Conecte-se conosco

Colunistas

Panela de Pressão – 24/05/24

24/05/2024 - 06h00min

Atualizada em 24/05/2024 - 09h17min

Raul Petry
CIDADÃO
Receberá o título de Cidadã Honorária de Ivoti a senhora Carmen Lúcia Spaniol. Ela trabalhou no tabelionato da cidade por 30 anos.
ENERGIA SOLAR
Finalmente a Autarquia Água de Ivoti adquiriu uma área no valor de R$ 537.000,00 na Feitoria Nova. A aquisição se fez necessária para a instalação de placas de energia solar. No projeto elaborado para a aprovação dos vereadores consta que a compra da área se destinará para uma usina de geração fotovoltaica. Vamos falar em energia solar porque o público leitor não saberá de que se trata. Como o maior custo da Autarquia é o custo de energia elétrica, só se lamenta que se levou 12 anos para descobrir que existe energia solar, que barateará muito o custo de bombeamento da água dos poços artesianos.
14 ANOS
Realmente faz 14 anos que se fala em usar a energia solar para baratear o custo de energia elétrica. Quem gasta 3 milhões de reais de energia elétrica por ano não pode prescindir da instalação de energia solar. Não dá para entender porque se demorou tanto pensar em instalar energia solar. Ninguém na cidade entendeu porque isto não foi feito ainda.
OUTRA QUESTÃO
O que as pessoas também não entendeu é porque a Autarquia até hoje não iniciou a torca da rede antiga por uma nova. Só o que se economizaria com o abre e fecha das ruas para a realização dos vazamentos por toda a cidade, já pagaria a troca da rede. Realmente dá vontade de chorar só de ver o que se faz nas ruas de Ivoti, transformadas em consertos de vazamentos.
MÃO ÚNICA
Discutiu-se na Câmara Municipal a mudança para mão única da Av.Presidente Lucena. A nova lei da mobilidade urbana prevê a transformação em mão única. Os vereadores resistem, inclusive eu. Se ainda tivesse uma via paralela em condições de propiciar a mudança, tudo bem. Mas não temos. Um que defende a transformação em mão única é Satoshi. Ele diz que ele próprio dá voltas e voltas para não pegar a Av.Presidente Lucena por causa do movimento. Aposto que ele gasta mais tempo nas voltas que dá pela cidade do que se pegasse a Presidente Lucena e atravessasse ela.
POR AÍ
Marli Heinle Gehm se mostrou indignada com a ideia de transformar em mão única a Presidente Lucena, que atravessa toda a cidade. Ela chegou a dizer que, enquanto estiver por aí, vai ser contra a mudança. Acho que Marli ainda estará “por aí” por muito tempo.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.