Colunistas
Panela de Pressão – 26/04/24
Raul Petry
MUTIRÃO
Na verdade é falta de pulso para disciplinar a utilização de espaço público para puxar cabos de telefone pela cidade. Tem postes que estão envoltos num verdadeiro emaranhado de fios que parece impossível os responsáveis se achar no meio daquela bagunça de cabos. A concessionária de luz cobra pela utilização dos postes e não tem nada a ver com isso. O problema é tão sério que uma solução parece impossível. E só de pensar que na Alemanha é tudo subterrâneo. Nas cidades que conhecemos a maioria nem tem postes de luz sequer no centro. Aqui é esta bagunça.
MUTIRÃO
Em Novo Hamburgo a Prefeitura organizou um mutirão com as empresas e fizeram uma limpeza geral nos bairros mais centrais. Será que em Ivoti não se poderia fazer coisa parecida. Os cabos em plena Av. Presidente Lucena as vezes estão tão baixos de um poste para outro, que uma pessoa o alcança facilmente com a própria mão. A Prefeitura tinha que pensar no caso e talvez imitar Novo Hamburgo e limpar a cidade desta poluição que nos remete a um atraso que os moradores não merecem.
<EM TEMPO
A administração municipal está se mexendo para resolver este problema. Contatos com a RGE já foram feitos para que as empresas fossem convidadas a também fazerem um mutirão e limpar os postes desta praga dos fios de telefone. Um dia um destes cabos vai estar energizado e a tragédia estará feita.
DURMA-SE
Durma-se com um barulho destes diz o ditado. Muita gente falando mal da saúde de Ivoti. Por outro lado, todo mundo fala que é uma das melhores que existe. Tem gente que trabalha aqui, é verdade, mas é de Estância Velha, e traz o filho dela para consultar aqui. Segundo ela, em Estância a saúde não tem comparação com Ivoti.
COMPROMISSO
Quando me disseram que a secretária da Saúde compareceria na Câmara de Vereadores na segunda-feira passada para esclarecer alguns fatos que estão na ordem do dia da educação, tive que rir. É que ela foi convidada e não convocada. Tivesse sido convocada a secretária era obrigada a comparecer. Convidada, mandou um ofício alegando que tinha outro compromisso e não apareceu, tal como tinha previsto. Mas prometeu vir nesta próxima segunda. Também não virá porque não haverá sessão. A próxima será só no dia 6 de maio.
KINDEZI
Tem muita coisa que precisa ser esclarecida na educação de Ivoti. O Coletivo Kindezi, que é uma “escola” especializada em transmitir conhecimentos sobre a cultura indígena e afro-brasileira, estará nas nossas escolas até o final do ano. Mais que isso não se sabe. Tudo está envolto em mistérios. O projeto Obeci foi cancelado, mas e o Coletivo Kindezi está aí. Tem custo? O pessoal se desloca da Bahia de graça ou custeado pelo governo federal? Tem outro município onde o Kindezi está presente além de Ivoti em todo o Estado? Fala-se em Campo Bom. Para quem estava louco para ouvir a palavra oficial da secretária, esperar mais uma semana é triste. E correndo o risco ainda de que ela não virá de novo.