Conecte-se conosco

Colunistas

Panela de Pressão – 26/07/24

26/07/2024 - 05h00min

Atualizada em 30/07/2024 - 09h11min

Raul Petry

200 ANOS
Transcorreu no dia de ontem os 200 anos de imigração alemã no estado. A data foi muito comemorada na região, onde dois municípios têm feriado municipal, Nova Petrópolis e Linha Nova. Junto com a comemoração do bicentenário, que se estendeu por todo o ano, também transcorre hoje o dia do colono. Os mesmos alemães que aqui aportaram foram os colonos que inspiraram esta data comemorativa. Em Ivoti comemoramos o dia do colono no último domingo com o desfile da Kolonistenfest. Um evento que sempre agrada e leva muita gente para a avenida a fim de apreciar o que se faz na colônia. Aliás, a colônia está tão perto de nós e muita gente nem se dá conta que o interior está aqui do nosso lado. O que mudou de lá para cá. Naquela época se ordenhava as vacas a mão mesmo. Agora os colonos mais fortes têm ordenhadeira e não mais o leite é ordenhado de forma manual. A modernização do interior avançou muito. A carreta de boi que foi substituída pelo trator. A luz agora é elétrica e não mais de lampião. O rádio foi substituído pela televisão que, por sua vez, está sendo substituída pela internet e uma coisa chamada streeming. Ninguém mais quer assistir programas na televisão com hora marcada. O negócio agora é assistir o que você quer quando você quiser. Por isto a televisão como a conhecemos dá espaço para o computador e o celular.

TELEVISÃO
O primeiro morador de Ivoti que comprou uma TV foi o farmacêutico Júlio Hauser. Ele era o dono da hoje Farmácia Moderna, no outro lado do Hospital São José. Quando a notícia se espalhou por Ivoti as pessoas estavam incrédulas. Na época a programação de TV abria às 18 horas e se estendia até as 10 da noite. Quando souberam que Julio Hauser tinha comprado um rádio onde se enxergava as pessoas que falavam, todos correram para a casa dele a fim de ver esta maravilha. Na verdade era a televisão chegando a Ivoti. Foi nos idos anos de 1960. Nos Estados Unidos a TV já existia desde a década de 40. Aqui em Ivoti chegou no final dos anos 50. Um acontecimento e tanto.

CARROS
Como eram os carros? Prá início de conversa, fazia-se 5 quilômetros com um litro de gasolina. E eram umas banheiras enormes. Quem tinha um Fusca era considerado um sujeito rico. O que tinha muito eram lambretas e vespas. Os caras que tinham uma dessas maravilhas conquistava todas as mulheres. Foram tempos que rapidamente se modificavam. As mudanças começaram a acontecer cada vez com mais rapidez. Em 1970 a televisão que substituiu o rádio passou a ser colorida. Em 10 anos tudo isto aconteceu. Não tem como comparar com os dias de hoje. Os colonos da época da vinda da Alemanha para o Brasil viviam num outro mundo.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.