Colunistas

Panela de Pressão – 27/09/24

27/09/2024 - 05h00min

Atualizada em 30/09/2024 - 09h23min

Raul Petry

METAS

Tá circulando na internet e de forma impressa o Plano de Governo de Maria. Ele tem o mesmo espírito do Plano de Metas de Valdir. Fala muito em generalidades e não é objetivo, curto e grosso. Botar 10 grandes metas ali e cumpri-las. Fazendo um labirinto de metas fica mais difícil de fiscalizar. E geralmente ninguém cobra o cumprimento ou não das metas feitas em campanha. Entretanto, acho que o povo tem que cobrar sim. Senão fica muito cômodo para os governantes. Mas quem tinha que cobrar mesmo item por item são os vereadores. Os da oposição cobrar metas não cumpridas. E os vereadores do prefeito, enaltecer as metas cumpridas. Fizessem isso o salário pode ser garantido.

ENXUTO

O Plano de Metas da Maria é mais enxuto do que o de Valdir. Maria tem 50 metas contra as 200 de Valdir. Sinceramente, na educação e saúde não tem mais muito do que inventar. Quase tudo está sendo feito, pois estas duas áreas merecem a maior das atenções de todos os governos que Ivoti já teve de uns 30 anos para cá. Só acho que oferecem a saúde básica, mas as especialidades faltam. Com o dinheiro que se arrecada hoje, podíamos comprar um equipamento para fazer, por exemplo, ressonância por aqui mesmo em parceria com os municípios vizinhos. As pessoas, quando passam a depender de especialidades de fora, ficam jogadas ao Deus dará. Morrem de câncer porque o atendimento demora.

INFRA

Na área da infraestrutura os dois candidatos pensam em dragar o Rio Feitoria. Pelo que sei, não muito o que fazer por aqui. O problema maior é o represamento da água de Lindolfo Collor até o Rio Cadeia e Caí. Se não despacha lá fica represado aqui. Aí não tem Cristo que resolve. A decepção do Plano de Governo de Maria fica por conta da não prioridade da duplicação da Av.Castro Alves. Esta é a obra mais importante que precisa ser feita e o Plano de Governo incrivelmente não contempla. Se acham que é impossível de fazer, melhor não botar no papel mesmo. No entanto, esta0 obra tem que ser feita a qualquer custo. Ignorar ela é jogar quatro anos fora. Tendo o projeto da duplicação na mão, entra em campo o forte da Maria, que é buscar verbas, dinheiro para as obras. Será que esqueceram ou não vão fazer mesmo???

NÚCLEO

Nosso maior ponto turístico, nosso maior local para a realização de eventos, o Núcleo de Casas de Enxaimel, merece uma atenção especial. A não ser que achamos que o povo não precisa de momentos de lazer. Ou uma boa parte do comércio local, principalmente o pequeno comerciante, os feirantes, não querem vender mais? Qual é o maior problema do Núcleo hoje? O acesso, o estrangulamento do trânsito para chegar e sair. Não vai ser resolvido este problema? Ou acham que não há solução? Há solução e se me perguntam eu digo o que fazer. O Plano não diz uma palavra a respeito. Tampouco sobre saneamento básico e fuga de água. Lacunas que não podem ser esquecidas, muito pelo contrário, são prioridades número 1 de qualquer administração. Digamos que foi esquecimento de quem elaborou o Plano de Governo.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário