Colunistas

Panela de Pressão – 27/11/24

27/11/2024 - 06h00min

Atualizada em 27/11/2024 - 09h19min

Raul Petry

TRÊS CONHECIDOS

O novo prefeito tornou público ou alguém ficou sabendo e divulgou o nome de três dos oito secretários da Prefeitura para a próxima legislatura. Estariam confirmados, pois não temos a palavra oficial do novo prefeito, Donato Dilly, para a Secretaria da Administração, a diretora da Escola do Jardim Panorâmico para a Secretaria da Educação e o vice-prefeito para a Secretaria de Obras, que ele já ocupou nesta legislatura. Faltam cinco nomes que ainda não foram divulgados. E ninguém faz a menor ideia de quem serão. Pela amostra já houve um murmúrio de alguém achando que Valdir não será nem sombra do que pensam os que estão lá dentro oriundos da atual legislatura. Destes três nomes um foi surpresa. Trata-se de Donato Dilly. Poucos esperavam ele no secretariado, mesmo porque na iniciativa privada ele ganhava muito mais do que ganhará como secretário. É bem verdade, ele não estava trabalhando, o que deve ter facilitado o a nomeação como secretário.

PERIGO

Não sei do estado atual da estrada que liga Picada Feijão ao Morro do Pedro. Sei que houve desmoronamentos, pois o trecho é muito íngreme e as chuvas de maio foram inclementes. Uma pessoa que passou por lá achou muito perigoso o trecho.

ESPAÇO MAIOR

O presidente da Câmara de Vereadores, Volnei Gross, disse que lamenta que a posse do novo prefeito não possa ser realizada num espaço público. Como se sabe, será na CDL. O Município não tem um espaço apropriado. Pergunto: e a Sociedade Concórdia? Várias posses foram realizadas lá. Tinha um tempo em que revezavam as duas sociedades. Volnei pensa em investir num espaço maior e destinou 100 mil reais para o projeto e mais 300 mil reais para a obra em si. É para ser onde hoje é a Fisioterapia, que será instalada no novo Mais Vida. Volnei está usando a verba que excede os gastos da Câmara. Geralmente os presidentes das Câmara devolvem o dinheiro, ou ele nem é enviado para o Legislativo. Só se manda o que realmente foi gasto.

ABSURDO

Na verdade, o Executivo tem que concordar com a destinação da sobra da Câmara Municipal. No momento em que o dinheiro é devolvido, geralmente há um acordo entre os dois poderes para decidir pela aplicação da sobra. Como se sabe, a lei determina que absurdamente os Legislativos Municipais podem gastar até 7% da receita. Aqui não se gasta nem 10% do valor e o dinheiro fica no município mesmo. Volnei decidiu sugerir onde quer o investimento da sobra do Legislativo.

HORÁRIO

A posse dos eleitos em Ivoti será às 11 horas na CDL. Um horário um tanto estranho, já que a solenidade dura ao menos uma hora. Acho que vai ter gente com a barriga roncando, mesmo porque sempre há um atraso neste tipo de solenidade.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário