Colunistas
Panela de Pressão – 28/10/24
Raul Petry
FLORES
Como se sabe, Ivoti está num período de transição política. Um prefeito finaliza o seu mandato e o eleito se prepara para assumir. Um dos temas que deve estar sendo considerado é a importância de se florir a cidade. Sempre afirmei aqui que das duas uma: ou florimos Ivoti, ou deixamos de usar o slogan Cidade das Flores. Para continuarmos a usar o slogan Cidade das Flores precisamos ter presente dois requisitos. Um deles é florir a cidade. Ivoti tem que se transformar num jardim a céu aberto. O outro requisito já temos, que é a Feira das Flores. Um evento grande relacionado com as flores e transformar a cidade durante o ano todo a tal ponto que a cidade passe a exalar o perfume das flores.
A PERGUNTA QUE NÃO QUER CALAR
Porque até agora nunca se investiu para valer no plantio de flores na cidade toda. A Feira surgiu quando Maria foi prefeita. Mas investimentos maciços para que as flores sejam rentáveis economicamente através de um planejamento bem elaborado nunca foi tentado. Acho que a ideia existe desde que os índios que aqui habitavam chamavam o local de Ivoti, que significa flor em tupi-guarani. Porque não nos inspiramos no nome que os índios deixaram como legado para nós. O investimento no negócio de flores pode ser um bom filão. Em São Paulo, tem a cidade de Holambra, que é um centro nacional de produção e comercialização de flores. Não queremos tudo isso, mas que de fato as pessoas lembrem de Ivoti como a Cidade das Flores. Uma boa mídia depois que Ivoti estiver florida de verdade, pode lançar Ivoti a um novo patamar como caminho e ponto de parada para quem vai à serra.
PLANO DE GOVERNO
Nem vou olhar o Plano de Governo do novo prefeito. Sei que ele considera muito a questão das flores e do enxaimel. Valdir tem boas ideias nesta área. As pessoas de um modo geral gostam de Ivoti, acham a cidade linda. O que eu gosto de Ivoti é a sua topografia. Muito sobe e desce, o que distingue Ivoti da maioria das demais cidades, que são mais planas. Mas se investimos de fato nas flores, teremos uma nova indústria em Ivoti. A cidade tem sua economia diversificada desde que o calçado deixou de ser o carro-chefe. Porque não meter no meio dessa diversificação o plantio e venda de flores como uma das principais atividades. A decisão está nas mãos do novo prefeito. Ele terá que escolher se vamos apenas decorar a cidade com flores ou fazer do negócio de flores uma atividade importante do município. Os índios nos deixaram a dica, resta a nós aproveitar. Que tal aproveitar a Feira das Flores, que está na sua 17ª edição, mas nunca teve a sua contrapartida forte ao longo de todo ano. Claro que temos canteiros com flores na principal avenida, mas como digo, é pouco.