Conecte-se conosco

Colunistas

Panela de Pressão – 28/11/24

28/11/2024 - 06h00min

Atualizada em 28/11/2024 - 09h31min

Raul Petry

SEQUINHO

Se não chover um pouco mais, este mês de novembro foi pior que setembro e outubro quanto a chuva. Não fosse a chuva da semana passada, quando a precipitação foi de mais de 60 mm, estaríamos perto de um início de estiagem. Faz tempo que não chove direito. É só olhar o nível dos rios da região.

NATAL

A decoração de Natal em Ivoti está pronta. O evento é bem limitado comparado com o da cidade vizinha de Dois Irmãos. Mas ganha adeptos a cada ano. A decoração da Praça Concórdia está bonita. A Sociedade Concórdia abre as portas no Natal. Embora nada demais, o nosso Natal é simpático e atinge seus objetivos. Comparado a anos passados, dá de 10. Naquele tempo não se fazia nada no Natal além das famosas cartinhas de pedidos da gurizada.

VAZAMENTO

Aquele vazamento no reservatório de água do bairro Colina Verde sem conserto não tem cabimento. A água jorrando dias dá vontade de chorar. E água tratada e potável indo para as profundezas da terra onde é tirada de novo através do poço que tem ali. A bomba extrai a água de 100 metros deprofundidade e depois ela volta para o reservatório de novo donde saiu através do vazamento. Parece a história do dinheiro dos impostos que sai daqui e vai para Brasília. Ato contínuo, nossos prefeitos vão de pires na mão pedir uma migalha do que saiu daqui para obrinhas. E voltam felizes com as conquistas. Na verdade, felizes estão os detentores do poder de Brasília que fazem a festa com o nosso dinheiro. No fundo, nós botamos os caras lá para nos roubar.

RGE

A concessionária de energia do Rio Grande do Sul parece que não compra mais a sobra de energia solar dos proprietários de painéis. Se for verdade, a viabilização das empresas fica um tanto complicada. O que já era um negócio da China virou mico.

DÓLAR

E o dólar no Brasil não para de crescer. Deu um salto considerável neste governo, o que reflete as incertezas da economia do Brasil. E quanto mais caro o dólar, mais caro ficam grande parte das coisas que o povo compra e que vem do exterior. Não precisam ser produtos finais. Na maioria das mercadorias produzidas no Brasil contém alguma coisa que foi comprada em dólar. E isso encarece o produto final. O dólar neste patamar só não é ruim para quem exporta. Os exportadores estão com a boca na orelha. Embora o preço é levado em consideração na hora de negociar com o importador, ninguém é trouxe e hoje em dia todo mundo sabe onde está pisando. Em 1994, quando foi lançado o Plano Real pelo ministro Fernando Henrique Cardoso, cada dólar equivalia a 1 real. O jogo estava em 1 x 1. Hoje cada dólar vale quase 6 reais. Quanto nossa moeda se depreciou em 25 anos!

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.