Colunistas

Panela de Pressão – 30/08/24

30/08/2024 - 05h00min

Atualizada em 30/08/2024 - 09h24min

Raul Petry

MAIS VOTADO

Uma boa pergunta a ser feita é com relação a Câmara Municipal. Quem vai ser o vereador mais votado neste ano. Marli Heinle Gehm se elege, mas provavelmente não será a mais votada. Isto porque na eleição passada ela caiu muito. Mas vai se eleger porque agora está numa legenda forte que tem muitos candidatos. Se tivesse ficado no MDB estaria ferrada. Por falar em MDB, quem diria que do outrora grande partido da oposição nos tempos dos militares, não sobrou quase nada, ao menos aqui no Rio Grande do Sul. O partido ainda é forte como um todo. No entanto, aqui em Ivoti, o MDB perdeu seus principais nomes, que foram saindo e o partido não se renovou. Até Marli Heinle Gehm teve que correr para não ficar como aquela última que apaga a luz.

DIVIDIDO

A próxima legislatura provavelmente ficará como esta, que está bem dividida, metade para um lado e a outra metade para o outro. A campanha da Maria estima que elegerá cinco vereadores, a metade mais ou menos de cada partido (Republicanos e Podemos). E o PP também espera repetir o número de vereadores que tem hoje. Perdeu Borracheiro, mas ganhou a Marli. E o PT é uma incógnita. Talvez neste ano o partido terá a maior dificuldade de todas para colocar ao menos um vereador. Nem mesmo Edio Vogel está garantido.

CICLOVIA

Começou a construção da ciclovia entre Ivoti e Dois Irmãos. A moda tá pegando. Em vários municípios vizinhos já há ciclovia e Ivoti não podia ficar para trás. O distrito industrial começou a crescer e já tem cerca de 10 prédios. Todos os lotes estão vendidos mas, ao que tudo indica, tem gente que investiu para locar prédios em construção. O importante é que de uma vez por todas o distrito industrial começou a se expandir.

MÃO DE OBRA

Há falta de mão de obra na região e no Estado como um todo. Deve ser assim no sul e sudeste do Brasil ao menos. Nada justifica que esteja faltando gente para trabalhar. E não são só os trabalhadores mais capacitadas que estão em falta. O que falta também é mão de obra de baixa formação. Nem isto se consegue nas nossas empresas. O fato está gerando uma grande imigração de trabalhadores de outros estados, principalmente do nordeste. Aqui em Ivoti tem até uma colônia de imigrantes do Pará. Eles atravessaram o Brasil para se estabelecer aqui. Do nordeste se encontram gente quase de todos os estados. E tem os venezuelanos que não dá para esquecer. Aqui em Ivoti tem muitos, mas uma grande colônia se estabeleceu em Dois Irmãos.

MOTIVOS

Porque falta mão de obra se grande parte dos brasileiros não trabalham. Os benefícios distribuídos pelo governo ajudam a entender a situação. Se somar tudo que ganham do governo, tem famílias que conseguem renda de 2 mil reais. Esta política gerou milhões de dependentes do governo, que se acostumaram com isso e nem pensam mais em trabalhar.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário